IBRAM participa da I Semana dos Povos Indígenas, em Belém
22/04/24
Mais de 400 representantes de diferentes etnias participaram da I Semana dos Povos Indígenas, em Belém (PA). O evento teve como tema “Emergência climática: povos indígenas convocam para a cura da Terra” e foi realizado de 18 a 21/4, em diversos pontos da cidade. O gerente-executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) Amazônia, Anderson Santos, marcou presença, e enfatizou o compromisso do IBRAM com o absoluto respeito aos povos indígenas e com a prática da mineração sustentável.
Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi), com apoio do governo federal, o evento destacou o papel dos povos originários na preservação ambiental e na luta contra as mudanças climáticas. Além de debates sobre sustentabilidade, manejo florestal, agricultura familiar e medicina tradicional indígena, a programação incluiu apresentações culturais, oficinas, serviços à comunidade, caminhadas e uma feira de artesanato.
Na cerimônia de abertura da I Semana dos Povos Indígenas do Pará, o governador Helder Barbalho ressaltou que este é “um momento histórico para um estado que tem nos povos indígenas e nos povos tradicionais a essência de nossa história”. Ele enfatizou a importância do fortalecimento das políticas públicas, com a Secretaria Estadual de Povos Indígenas liderando as conquistas territoriais e a valorização cultural. Segundo Barbalho, isso é essencial para garantir cada vez mais os direitos dos povos indígenas, que têm contribuído significativamente para o Pará, o Brasil e a proteção da Amazônia.
Além da presença da Secretária Estadual dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, outras autoridades marcaram presença nos diferentes eventos, incluindo a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, diversos secretários de estado do Pará, deputados estaduais, membros da sociedade civil, artistas e ativistas renomados que defendem os direitos dos povos originários.