IBRAM oficializa Painel Consultivo Nacional/TSMBrasil
12/12/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) oficializou a estruturação do Painel Consultivo Nacional (PCN), órgão consultivo independente vinculado à Agenda do TSMBrasil, que auxilia o setor na construção coletiva e democrática de uma indústria forte e responsável.O PCN é um dos eixos centrais do TSM (Towards Sustainable Mining/ Rumo à Mineração Sustentável) e é formado por pessoas da indústria da mineração, como também indivíduos sem vínculo direto com o setor. O intuito do Painel é garantir a credibilidade da agenda do TSM, por meio da definição de premissas e diretrizes sobre seu ferramental, bem como na avaliação consultiva dos dados reportados pelas empresas aderentes ao TSM, garantindo assim transparência na prestação de contas dos indicadores avaliados nas instalações.
Segundo Cláudia Salles, gerente de Sustentabilidade do IBRAM, o PCN é importante porque ele possibilita à sociedade entender esse ferramental de autorregulação . “Ele começa a rodar efetivamente a partir de 2024, com reuniões regulares duas vezes ao ano e vai ajudar a melhorar as relações de confiança das pessoas com a mineração”, afirmou.
O evento ocorreu no dia 7 de dezembro, em Belo Horizonte. Em breve a composição do PCN estará disponível no site do IBRAM.
Sobre o TSM no Brasil
No Brasil, o IBRAM adotou o TSM, desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC), em 2019. Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais. O IBRAM adaptou todos os protocolos para a realidade brasileira, a partir de um processo amplo e coletivo, que contou com a participação de toda sociedade. Os documentos estão disponíveis no link: https://ibram.org.br/tsm.
Na visão do IBRAM, o TSMBrasil, combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil, vai promover uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração em termos de sustentabilidade e segurança operacional.