IBRAM integra comitê de especialistas que vai indicar candidatos à direção do CETEM
25/05/20
Um comitê criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) irá selecionar e indicar candidatos ao preenchimento de vaga de diretor no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Ottoni Penido, é um dos integrantes do comitê de especialistas.

O engenheiro Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de_Mineração_foto Juarez Rodrigues EM DAPress
Podem se inscrever para o cargo, até 10 de junho, quaisquer cidadãos, de ambos os sexos, com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do CETEM, portadores(as) de diploma de doutorado emitido por instituição de ensino superior credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ou reavaliado no Brasil, e que atendam aos requisitos básicos explicitados no processo de seleção. É o que informa o Edital nº 76/2020, publicado no Diário Oficial da União, pela Subsecretaria de Unidades Vinculadas, da Secretaria Executiva do MCTIC.
A íntegra do Edital está disponível aqui. A íntegra da retificação foi publicada no Diário Oficial da União de 06/05/2020, Seção III, página 05, disponível aqui.
O edital estabelece que para inscrição, os candidatos devem enviar até 10 de junho de 2020, ao Presidente do comitê de especialistas, os seguintes documentos, por via eletrônica:
- Carta assinada, solicitando inscrição da candidatura, acompanhada de memorial de até 5 páginas de autoria do(a) interessado(a), explicitando sua capacitação relativa aos requisitos básicos exigidos para exercer a função;
- URL do Currículo Lattes atualizado do(a) interessado(a);
- Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o CETEM e seu projeto de gestão, alinhado aos Programas Estratégicos do CETEM 2017-2022, disponível no site da referida Unidade de Pesquisa (cetem.gov.br);
- Cópias do RG e CPF; e
- Se servidor público federal, informar o número da matrícula SIAPE.
Tal documentação deve ser endereçada eletronicamente a:
Prof. Paulo Roberto Gomes Brandão
Presidente do Comitê de Busca para o CETEM
E-mail: prgbrandao@hotmail.com – pbrandao@demin.ufmg.br
Após serem recebidos os documentos, será feita a análise e o enquadramento dos(as) interessado(as) aos pré-requisitos. Maiores informações poderão ser solicitadas à Subsecretaria de Unidades Vinculadas do MCTIC, por meio do endereço eletrônico cesar@mctic.gov.br, ou pelo telefone (61) 2033-8663.
IBRAM congratula MCTIC pelo processo de seleção
Esse sistema de escolha de dirigentes é praticado pelo MCTIC para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, segundo o edital. A seleção do(a) novo(a) diretor(a) terá origem em uma lista tríplice encaminhada ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pelo comitê de especialistas. Este grupo deverá identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e políticoadministrativas estabelecidas para cada instituição.
“Como representante do IBRAM neste comitê de especialistas vou encaminhar consulta às companhias de mineração para que juntos tenhamos todas as condições de avaliar possíveis candidatos(as) ao cargo”, diz Flávio Penido. O IBRAM foi convidado em março último a integrar o comitê. Além dele, fazem parte do comitê os Drs(as). Paulo Roberto Gomes Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que o presidirá; Carlos Pérez Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Lilia Mascarenhas Sant’Agostino, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (MME); e Wilson Acchar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Esta postura do MCTI é exemplar para os demais organismos governamentais. Demonstra consciência de que o CETEM deve ser prestigiado no âmbito do governo federal ao compartilhar com a Academia e o setor produtivo esforços e conhecimentos técnicos para estabelecer critérios de seleção, objetivando assegurar alto nível à gestão daquela unidade, cuja atuação tem se mostrado crucial para o governo e as companhias dos setores minerometalúrgico, de petróleo, química e materiais”, afirma Flávio Penido.
A lista com as inscrições homologadas será publicada nos sites do MCTIC (www.mctic.gov.br) e CETEM (www.cetem.gov.br).