IBRAM evidencia as qualidades do setor mineral brasileiro no FMF 2025
16/01/25
Fórum internacional apresenta perspectivas de investimentos e de parcerias para mineradoras que atuam no Brasil.
Segurança jurídica, um marco legal robusto e consolidado, estabilidade contratual, diversidade de recursos minerais e compromisso com a sustentabilidade foram algumas das principais qualidades do setor mineral brasileiro ressaltadas por Fernando Azevedo, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em sua apresentação no painel “Brazil Country Showcase”, no Future Minerals Forum 2025, nesta quinta-feira (16).
Azevedo reforçou que o Brasil oferece um ambiente favorável ao investimento em mineração, contando com instituições ativas, como a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério de Minas e Energia (MME), além de um arcabouço legal que assegura transparência e segurança jurídica. Ele destacou que o Brasil possui um marco regulatório para o setor minerário consolidado, cujos princípios, praticamente estão inalterados há quase 100 anos, garantia da estabilidade necessária aos investidores. “Este marco legal tem assegurado a segurança jurídica para os investidores, permitindo que a mineração tenha avançado muito, a ponto de representar cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com investimentos estimados em US$ 65 bilhões para os próximos 4 anos no Brasil”, afirmou.
Durante sua participação no painel, Fernando Azevedo também sublinhou a vasta diversidade de recursos minerais do Brasil, que se traduzem em inúmeras oportunidades de investimento em diferentes segmentos da mineração. Além disso, ele reforçou o compromisso do setor com a agenda de sustentabilidade. “O IBRAM, em parceria com as mineradoras, implementa uma agenda ESG de grande relevância, com diversas iniciativas e métricas sendo adotadas”, afirmou. O dirigente também destacou que o Instituto, que representa uma significativa parcela das principais montadoras instaladas no Brasil, aplica o programa TSM – Towards Sustainable Mining no país, uma referência mundial em excelência e melhoria contínua da indústria mineral.
O vice-presidente representa o diretor-presidente Raul Jungmann, e seus associados, e está em Riad acompanhado do diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e do diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.
Leia mais:
IBRAM promove jantar com empresários e autoridades na Arábia Saudita