IBRAM e SEBRAE avançam para criar programa de cooperação técnica voltada às micro e pequenas mineradoras
15/05/24
O projeto, ainda em discussão, tem previsão para iniciar este ano.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) discutiram, nesta 2ª feira (13/5), em Brasília, os detalhes de um novo programa de cooperação técnica voltado para micro e pequenas mineradoras. Os representantes das duas organizações avançaram no detalhamento das diretrizes e estratégias a serem implementadas para apoiar e fomentar o crescimento sustentável desse segmento empresarial.
Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do IBRAM, destacou que o projeto vai auxiliar as micro e pequenas empresas do setor em diversas áreas, incluindo capacitação e treinamento, bem como consultorias sobre temas variados. Além disso, o programa visa apoiar a criação de uma rede de cooperação entre empresas, para promover parcerias estratégicas, compartilhar recursos e boas práticas e facilitar o acesso a novos mercados e a oportunidades de negócios.
Segundo o dirigente do IBRAM, o projeto também prevê apoio à formalização, com oferta de orientação e apoio para regularização de empresas, com auxílio na obtenção de licenças, alvarás e demais documentações necessárias para operação legal no setor. “Também serão estimuladas à inovação e sustentabilidade, com fomento à adoção de práticas inovadoras e sustentáveis na mineração, incentivando o uso de tecnologias limpas, a redução do impacto ambiental, a diversificação da matriz produtiva e a melhoria da eficiência operacional”, afirmou.
Também participaram da reunião a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRAM, Cinthia Rodrigues, além dos representantes do SEBRAE Kelly Cristina Valadares de Pinho Sanches, Krishna Aum de Faria e Renato Perlingeiro Salles Junior.