IBRAM e mineradoras debatem evolução de metas para transformar a mineração brasileira
22/09/20
Até o dia 24/9 diversas mineradoras, especialistas no setor e o Instituto Brasileiro de Mineração (#IBRAM) participarão de seminário interno online para debater a evolução das metas estabelecidas na Carta Compromisso do IBRAM perante a Sociedade.
Este documento é a base de novas posturas do setor mineral para promover uma grande transformação, em busca de maior sustentabilidade e segurança operacional, entre outros objetivos. Foi apresentado publicamente na EXPOSIBRAM em setembro de 2019.
Acesse o documento clicando aqui.
Participaram da abertura do seminário o Presidente do Conselho Diretor do Instituto, Wilson Brumer, o Diretor-Presidente do IBRAM, Flavio Ottoni Penido, além do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, e o Presidente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Esteves Colnago.
A partir desses debates, o IBRAM tem a expectativa de organizar um plano de ação, com metas e métricas, para que toda a sociedade possa acompanhar a evolução dos trabalhos.
“A Carta Compromisso foi formulada com a contribuição de mais de 200 técnicos representantes de 25 companhias mineradoras. A partir de sua apresentação criamos em toda a sociedade, junto aos nossos stakeholders, uma grande expectativa sobre quais as atitudes que o setor iria tomar em resposta às tragédias decorrentes dos rompimentos de barragens. Neste seminário interno vamos revisitar a Carta apresentada há um ano, cientes de que muito do que está ali já apresentou avanços, mas queremos com essa nova discussão melhorar ainda mais”, disse Wilson Brumer.
O Secretário Alexandre Vidigal elogiou a iniciativa articulada pelo IBRAM e suas mineradoras associadas: “este é um novo momento que mineração se propõe a viver. É uma fase muito enriquecedora e um privilégio poder compartilhar com todos aqui essa experiência (…) será um legado, uma marca na história da mineração e também na história deste país”.
O Diretor-Presidente do IBRAM, Flávio Penido, disse que o seminário será positivo para formular novas reflexões sobre os compromissos listados há um ano, de modo a, posteriormente, dar publicidade às metas (leia mais a seguir) para a sociedade conhece-las e saber que “o setor não ficou paralisado diante dos fatos negativos e trágicos e está agindo para atrair mais uma vez o respeito da sociedade”. Além da Carta Compromisso, ressaltou Penido, o IBRAM e as mineradoras estão à frente de outras iniciativas que visam melhorar os processos produtivos e o relacionamento do setor com a sociedade, como a implantação no Brasil da metodologia TSM – Rumo à Mineração Sustentável, oriunda do Canadá.
4 temas debatidos no primeiro dia
Neste primeiro dia de seminário, alguns grupos de trabalho apresentaram as metas a serem atingidas em cada área destacada na Carta Compromisso: Saúde e Segurança Ocupacional; Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos; Segurança Operacional; Mitigação de Impactos Ambientais.
Carta Compromisso
A Carta esclarece a visão do IBRAM sobre como a indústria minerária irá construir o futuro da mineração e a mineração do futuro. É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis. Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas:
Segurança operacional;
Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;
Saúde e segurança ocupacional;
Mitigação de impactos ambientais;
Desenvolvimento local e futuro dos territórios;
Relacionamento com comunidades;
Comunicação & reputação;
Diversidade & inclusão;
Inovação;
Água;
Energia;
Gestão de resíduos.
As mineradoras interessadas em aderir voluntariamente a esses compromissos estarão contribuindo decisivamente para o setor se transformar. Basta enviar mensagem para ibram@ibram.org.br.
Leia também
Mineradoras seguem em debate interno de novas metas para ampliar sustentabilidade
Seminário sobre Carta Compromisso é encerrado
#MineraçãodoBrasil