IBRAM e ABSM promovem workshop sobre gestão de riscos de barragens na mineração
08/04/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABSM) e apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizou, na última sexta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o workshop sobre o Plano de Gestão de Riscos de Barragens de Mineração (PGRBM) e o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).
Esta foi mais uma de muitas iniciativas do setor mineral para avaliar e debater estratégias visando aprimorar a segurança das operações. O evento reuniu especialistas e profissionais do setor mineral para discutir os dois planos que orientam as práticas de gestão de riscos das barragens de mineração. Pela manhã, o destaque foi a palestra do keynote speaker Dirk van Zyl, professor emérito da University of British Columbia (Canadá) e consultor internacional pela DvZ Tailings 360. Durante sua apresentação, Dirk abordou aspectos conceituais sobre riscos, o processo de elaboração das matrizes de consequências e probabilidades, além de enfatizar a importância da avaliação contínua para o gerenciamento da segurança das estruturas de disposição de rejeitos na mineração.
À tarde, o evento foi marcado por debates focados nos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Entre os tópicos discutidos, esteve a conciliação entre a legislação federal (Lei 14.066/20) e a legislação estadual de Minas Gerais (Lei 23.291/19). O diretor da ANM, Luiz Paniago, e o diretor da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Roberto Gomes, analisaram as oportunidades de melhoria nesses processos. A mesa-redonda “Os caminhos para a conciliação entre a PNSB e a PESB MG” foi moderada por Julio Nery, diretor de Assuntos Minerários do IBRAM.
Segundo Roberto Gomes, os próximos passos na melhoria dos processos e da legislação estadual deverão focar mais na prevenção e no preparo, visando reduzir a complexidade das ações amplas, resultantes da construção do arcabouço legal em um contexto de recuperação. Por sua vez, Luiz Paniago ressaltou que as grandes divergências entre as legislações acabam prejudicando a sociedade, as empresas e as instituições governamentais.
No painel “Sistemas de alerta em massa e alternativas de comunicação”, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Machado, apresentou o projeto “Defesa Civil Alerta”, atualmente em implantação no Brasil. A gerente de Assuntos Minerários do IBRAM, Aline Nunes, mediou um debate sobre opções de sistemas de alerta e alarme, com a participação de Rafael Machado e Diogo Carneiro, da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Durante o painel, foram discutidas as vantagens e limitações de cada sistema, com destaque para o aplicativo PROX.
Tailings Brazil 2025
Nos dias 1 e 2 de julho, o IBRAM realiza em Belo Horizonte (MG) o Tailings Brazil 2025, seminário que visa compartilhar avanços técnicos na gestão de estruturas de disposição de rejeitos, discutir os grandes desafios do arcabouço regulatório ainda enfrentados no Brasil e promover reflexões sobre as ações de prevenção, preparo e resposta a emergências. Clique aqui para mais informações.