IBRAM discute protocolos TSM nas práticas DE&I da mineração brasileira
07/07/25
O IBRAM e as mineradoras associadas reforçam seu compromisso com a implantação dos protocolos TSM (Towards Sustainable Mining) para além de segurança e gestão de barragens, e para evidenciar que o TSM é um ferramental essencial para integrar práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) aos protocolos que foram adequados à realidade da mineração brasileira.
Webinar sobre o tema foi realizado neste dia 3 de julho, reunindo 29 integrantes do grupo de trabalho GT 05 do ESG da Mineração, com participação especial do diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann. Ao adotar o TSM, empresas do setor não apenas elevam seus padrões operacionais, como também se alinham às exigências globais de sustentabilidade e justiça social.
Segundo Jungmann, “sem diversidade, sem inclusão nós não vamos fortalecer a nossa democracia e as empresas não têm lugar no presente e não terão no futuro. E diversidade e inclusão são princípios que devem nortear a atividade mineral”. O webinar contou com a participação da gerente de Sustentabilidade Cláudia Salles, responsável pela implementação da agenda do TSM Brasil; da sócia da Rigoletto Consultoria, Ângela Silingardi; Rosângela Ferreira; da sócia da Afiducia ESG Consulting; da analista de Recursos Humanos Sênior da Samarco, Carine Giesbrecht; e da Coordenadora de Relações Institucionais do IBRAM, Elena Renovato.