IBRAM, dirigentes e gestores de mineradoras avaliam estratégias de comunicação do setor com a sociedade
14/05/24
Live organizada pelo Instituto e conduzida pelo diretor-presidente Raul Jungmann reúne cerca de 240 executivos da indústria da mineração.
Promover uma comunicação mais assertiva com a sociedade foi o tema de uma live realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) com dirigentes e gestores das mineradoras associadas. A live foi conduzida pelo diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann, e teve a participação da presidente do Conselho Diretor, Ana Sanches, do vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, e dos diretores e gestores do Instituto, além de cerca de 240 representantes de mineradoras.
Este foi mais um de uma série de encontros entre o IBRAM e as mineradoras para avaliar e estabelecer estratégias com o objetivo de aprimorar a forma como o setor se comunica com os diversos públicos, como autoridades, formadores de opinião e os demais cidadãos.
Segundo Raul Jungmann, “os minérios estão presentes em tudo o que nos cerca e utilizamos. São essenciais para o dia a dia, para a vida das pessoas”. No entanto, diz, a importância das contribuições socioeconômicas e ambientais, entre outras, prestadas pela indústria da mineração é pouco percebida pela sociedade, por desconhecimento da realidade do setor ou por falta de mais proximidade com ele.
Mais recentemente, ressalta, os minerais críticos para a transição energética, cuja oferta é absolutamente necessária para combater a emergência climática, passaram a figurar com maior destaque na pauta das grandes preocupações globais, sendo que a mineração do Brasil pode ser decisiva para ampliar a oferta desses minerais. “Superar a emergência climática vai exigir esforços de todos os setores e, diante deste novo desafio, cremos que o momento chegou para promovermos evoluções em nossa comunicação com a sociedade”, afirma Jungmann.