IBRAM dialoga com o Ministro Waldez Góes sobre a maturidade das defesas civis municipais
23/07/25

Crédito: Divulgação
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o vice-presidente, Fernando Azevedo, reuniram-se nesta terça-feira (22), em Brasília (DF), com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes da Silva, para apresentar um estudo inédito sobre a maturidade das defesas civis municipais de aproximadamente 900 municípios brasileiros. Municípios mineradores contam com parceria da mineração e estão entre os com maior nível de maturidade em seus planos de contingência para enfrentar emergências.
O estudo avaliou a capacidade de resposta e a estrutura organizacional das defesas civis, fornecendo um diagnóstico atualizado sobre a maturidade e resiliência dos municípios que possuem Planos de Contingência cadastrados no S2ID (base de 2023), com atenção especial àqueles com atividades de mineração.

Crédito: Divulgação
A análise também identificou pontos críticos que precisam ser fortalecidos, com o objetivo de garantir mais eficiência na gestão de riscos e desastres, além de ações preventivas para mitigar a ocorrência de novos eventos. Participaram também da reunião a gerente de Sustentabilidade do IBRAM, Cláudia Salles, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.