IBRAM destaca potencial mineral do Rio Grande do Sul no Palácio Piratini
18/04/24
Raul Jungmann apresentou ao governador em exercício, Gabriel Souza, um cenário positivo da indústria mineral no Brasil e no estado gaúcho
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresentou um panorama abrangente do setor mineral ao governador em exercício do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. Durante a reunião, foram tratados diversos assuntos relacionados à indústria mineral no estado e suas potencialidades para a economia local e as oportunidades para o desenvolvimento futuro perante o Brasil e o mundo.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, ressaltou a importância estratégica da mineração para o Rio Grande do Sul. Ele evidenciou o papel da indústria mineral na geração de empregos, na arrecadação de impostos e no desenvolvimento regional. Além disso, foram apresentadas informações sobre os principais minerais explorados na região, assim como os investimentos e projetos em andamento.
Raul Jungmann também ressaltou a necessidade de aumentar a produção de agrominerais no país e destacou a capacidade do estado gaúcho em produzir fosfato, um produto essencial para a agricultura nacional. “O mundo inteiro entende que não há segurança alimentar, sem segurança mineral”, afirmou. E reforçou a importância dos minerais para a sobrevivência humana.
Também estiveram presentes ao encontro os diretores do IBRAM Alexandre Mello, de Assuntos Associativos e Mudança do Clima; e Paulo Henrique Soares, Comunicação do IBRAM, além de representantes de diversas entidades públicas e privadas. Entre eles estavam Otávio Pedelli, diretor de Mineração da Secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul; Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS); Tiago Pereira Neto, analista técnico Sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS); além do presidente César Faria e do diretor de Sustentabilidade Cristiano Weber da Copelmi Mineração.