IBRAM destaca potencial da mineração brasileira em conferência entre Brasil e Alemanha
02/10/24
Compartilhar conhecimentos sobre as evoluções mais recentes da indústria da mineração foi pauta da 9ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, realizada pela AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha nesta quarta-feira, 2, em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a presença de importantes players do mercado, profissionais, especialistas e pesquisadores do setor mineral do Brasil e da Alemanha.
O diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, apresentou um panorama abrangente da mineração brasileira, com destaque para os principais resultados, avanços e desafios para o desenvolvimento da atividade mineral no país. Para ele, esta parceria entre a Alemanha e o Brasil é fundamental para o desenvolvimento dos dois países. “A Alemanha importa diversos minerais brasileiros. Em contrapartida, é um dos principais fornecedores de novas tecnologias, com destaque para equipamentos primordiais na recuperação ambiental”, disse.
“O Brasil é um dos maiores fornecedores de matéria-prima do setor mineral para a Alemanha”, reforçou o chefe do Departamento de Recursos Minerais, Economia Circular do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, Peer Hoth. Ele também destacou a importância da mineração brasileira na diversificação das matérias-primas, principalmente na produção de minerais críticos e estratégicos, e as diversas possibilidades de parceria entre Brasil e Alemanha em projetos futuros.
Também participou da solenidade de abertura a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Alice Castilho, que apresentou os principais dados e projetos desenvolvidos pelo SGB no Brasil.