IBRAM destaca papel da mineração na infraestrutura e em outros setores na CNI
19/02/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Assuntos Institucionais, Rinaldo Mancin, participou da reunião do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada nesta terça-feira, 18, em Brasília. O encontro contou com a participação do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

IBRAM destaca o papel da mineração na infraestrutura. Crédito: Divulgação
Representando o IBRAM como membro do COINFRA, Rinaldo Mancin destacou a importância do setor mineral nos debates sobre infraestrutura, transporte e logística, licenciamento, entre outros. “A mineração é a indústria das indústrias, essencial para todos os setores industriais. Além disso, temas como a Lei de Cabotagem e o licenciamento ambiental impactam diretamente a atividade mineradora”, afirmou.
Durante o encontro, o ministro abordou a regulamentação da nova Lei de Cabotagem (Lei nº 14.301/2022), cuja principal proposta é criar condições para expandir e aprimorar a qualidade do transporte de cargas marítimas, entre as quais, cargas de minérios. Outros temas debatidos incluíram os vetos à lei de eólicas offshore, o progresso do programa de modernização da malha rodoviária federal e as principais barreiras no licenciamento ambiental no setor de infraestrutura, entre outros assuntos relevantes.