IBRAM debate mineração sustentável e inclusiva
10/02/22
A mineração sustentável envolve toda a cadeia produtiva do setor em busca de práticas que proporcionem desenvolvimento econômico e social, segurança, preservação do meio ambiente e melhorias de vida para as comunidades onde atuam. Além de investimentos, é importante promover parcerias e desenvolvimentos técnicos conjuntos em prol da sustentabilidade na mineração.
No painel “Mineração Sustentável e Inclusiva” realizado nesta terça-feira (8/2), pelo Ministério de Minas e Energia (MME), na Semana da Mineração, foram apresentados alguns importantes projetos do governo e de outros agentes públicos em favor da mineração do Brasil.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Ottoni Penido, destacou o trabalho que o Instituto vem desempenhando em busca de implementar ações para promover o desenvolvimento sustentável do setor. Além da Agenda ESG da MIneração, Penido reforçou o trabalho de produção e divulgação de estudos e dados do setor mineral.
“Apresentamos no início de fevereiro o resultado do ano de 2021. Houve um êxito muito grande do setor. Fizemos um forte trabalho para impulsionar a segurança das operações. Sem dúvida, uma resposta à sociedade com o qual está comprometido. Também procuramos apresentar os resultados demonstrando-os com as comunidades”, ressalta o diretor-presidente do IBRAM.
Penido também falou sobre a importância do fortalecimento da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do papel do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). “O desenvolvimento da ANM significa a evolução da mineração. Se não tivermos uma agência atuante, certamente este será um empecilho. Sobre o Serviço Geológico do Brasil, não se desenvolve mineração se não conhecermos o subsolo, Nesse sentido, acreditamos que cada vez mais a CPRM estará engajada na importante missão de prover o setor de fundamentos básicos para o desenvolvimento da mineração”.
Programa e projetos da mineração
Também foram apresentados dados sobre mineração sustentável e inclusiva, com destaque para o programa Pró-Minerais Estratégicos; acordos de cooperação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Mineração (ODSs); resoluções da ANM voltadas para o desenvolvimento sustentável – barragens e rejeitos da mineração; e projetos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM.
Na apresentação do “Programa Pró-Minerais Estratégicos: resultados e investimentos esperados”, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias Mesquita, reforçou a importância dos investimentos no setor mineral. “Muito se fala em desenvolvimento e crescimento, mas isso tudo só é possível se passar pelo investimento. A empresa se torna mais sustentável a partir do momento em que faz investimentos que permitem à operação se tornar de fato mais sustentável. Para que ela inove e se modernize, é necessário investir”, ressalta.
Clique aqui para assistir o painel Mineração Sustentável e Inclusiva.
Leia mais:
MME apresenta PNM 2050 e firma acordos para o desenvolvimento da mineração
IBRAM homenageia titular do MME pelos serviços em prol do desenvolvimento da mineração