IBRAM debate mineração, logística e sustentabilidade no 7º Encontro da ANUT
04/10/24
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, participou nesta quinta-feira do 7º Encontro da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), onde discutiu temas cruciais relacionados à mineração, logística e sustentabilidade. O evento foi realizado de forma virtual.
Durante sua apresentação, Julio Nery exibiu números que evidenciam o potencial transformador e o progresso socioeconômico que a indústria mineral proporciona à sociedade. “Em 2023, produzimos 1,24 bilhão de toneladas de minérios, exportamos US$42,98 bilhões e isso representa 392 milhões de toneladas de 91 tipologias produzidas no Brasil. Tivemos um faturamento de R$248,2 bilhões e atualmente mantemos mais de 210 mil empregos diretos e induzimos mais de 2,2 milhões de empregos indiretos. Nós somos, sem sombra de dúvidas, um dos três principais setores produtivos do Brasil. Com estabilidade jurídica e tributária, além de amplitude no conhecimento geológico podemos criar um ambiente mais favorável para novas minas e consequentemente um maior crescimento do setor”, sinalizou.
Além disso, ele destacou a necessidade de expandir e melhorar as malhas ferroviárias e rodoviárias do Brasil, enfatizando a importância de uma infraestrutura que atenda adequadamente às demandas de um país de dimensões continentais. Em sua apresentação, Nery apontou que o modal ferroviário atual é restrito e insuficiente para o potencial produtivo do Brasil.
O debate pontuou a relevância de se unir esforços para promover uma logística eficiente e sustentável, alinhada às necessidades do setor e ao compromisso com o meio ambiente.