IBRAM completa 43 anos de fundação
10/12/19
Neste 10 de dezembro o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) completa 43 anos de fundação.
No mesmo dia, o Instituto sediará a posse da diretoria do movimento Women in Mining, em Belo Horizonte, um marco do setor na inclusão das mulheres.

Políticas de inclusão de gênero na mineração passam a ter mais espaço na agenda setorial.
Recentemente, mudanças importantes foram anunciadas, entre as quais, a noticia de que o Conselho Diretor promoveu alterações no seu Estatuto e no Regimento Interno, com o objetivo de reforçar sua estrutura de governança, ampliar a participação de mineradoras em seu Conselho, bem como em novos comitês técnicos – a exemplo do de Compliance – e também em comitês setoriais relacionados às variadas substâncias minerais, a exemplo de ouro, agregados para construção civil, fertilizantes, nióbio, ferro, bauxita, cobre etc.
A criação desses comitês vai permitir a organização de debates mais aprofundados relacionados a cada tipo de minério. Estas e outras medidas irão conferir maior nível de profissionalização à gestão do Instituto e tornar sua representatividade mais democrática, abrangente e estratégica no âmbito setor mineral brasileiro.

IBRAM altera Estatuto e estabelece metas para maior profissionalização da gestão
“O IBRAM amplia sua representatividade no universo da mineração brasileira e, também, abre espaço para mais públicos se manifestarem e participarem da tomada de decisões. Vamos consolidar o Instituto como a voz do setor, desde as micro e pequenas até as médias e grandes companhias mineradoras”, diz Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor. Há 9.400 minas no Brasil, em operação a cargo de 7.638 empresas mineradoras, sendo 87,3% microempresas, 11,5% pequenas e médias e apenas 1,6% grandes.
Foco em segurança e relacionamento com a sociedade
O IBRAM acredita no fortalecimento da mineração brasileira, na retomada de crescimento setorial em 2020.
No próximo ano, o Instituto estará focado em saúde e segurança no trabalho e em segurança operacional e, relacionado a isso, vai implantar o programa ‘TSM Brasil – rumo a mineração sustentável’, com metodologia adaptada à realidade brasileira, a partir da experiência canadense, mediante acordo entre o IBRAM e a Associação de Mineração do Canadá.
Este ano o IBRAM também criou uma diretoria específica para reforçar o relacionamento com municípios mineradores e associados, além de reforçar o contato institucional com outros players a nível estadual e federal.
O Mining Hub completará seu primeiro ano em janeiro tendo despertado um horizonte de inovações tecnológicas que estão surpreendendo os mineradores de várias partes do país.

Mining Hub estabeleceu nova agenda voltada a inovação para o setor mineral brasileiro
Mineração do futuro e o futuro da mineração
O IBRAM e suas mineradoras associadas estão engajados em traçar os rumos da mineração do futuro e o futuro da mineração no Brasil. Objetivo é manter sintonia para definir as bases de uma verdadeira transformação no setor, com respaldo da sociedade.
Em setembro, o Instituto apresentou a “Carta de Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração Perante a Sociedade”, que estabelece a visão do IBRAM sobre como a indústria minerária irá construir o futuro da mineração e a mineração do futuro.
É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis. Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas:
Segurança operacional;
Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;
Saúde e segurança ocupacional;
Mitigação de impactos ambientais;
Desenvolvimento local e futuro dos territórios;
Relacionamento com comunidades;
Comunicação & reputação;
Diversidade & inclusão;
Inovação;
Água;
Energia;
Gestão de resíduos.

Compromissos foram apresentados na EXPOSIBRAM 2019
Despedida
Este ano o IBRAM se despediu de um de seus fundadores, o Engenheiro de Minas e Metalurgista José Mendo Mizael de Souza.
O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, enalteceu o conhecimento, a vasta experiência profissional e a liderança exercida por José Mendo, “fundamentais para o desenvolvimento da indústria minerária no Brasil. A Mineração Brasileira deve honras à memória de José Mendo, um lutador e apaixonado pelo setor, orientador de várias gerações de profissionais que atuaram e ainda atuam nesta indústria.
Novidades
Em 2020 o Instituto prepara mais uma edição da EXPOSIBRAM, desta vez, em Belém, e mais uma edição do Congresso Internacional de Direito Minerário, em Brasília, e do Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea e a Céu Aberto (CBMINA), em Belo Horizonte.

Diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido, durante cerimônia de lançamento da EXPOSIBRAM 2020 – crédito: divulgação
Todas as novidades do IBRAM estão no site www.portaldamineracao.com.br/ibram.