IBRAM chega a Salvador para iniciar os preparativos da EXPOSIBRAM 2025
02/10/24
Atualmente, a Bahia é o terceiro maior produtor mineral do Brasil, tendo alcançado em 2023 um faturamento de R$ 9,7 bilhões na mineração. Além disso, o estado receberá investimentos de US$ 9 bilhões para o setor até 2028.
Os preparativos para a EXPOSIBRAM 2025 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso 2025, que ocorrerá na Bahia, já estão em andamento. Na última terça-feira (1/10), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente Fernando Azevedo e Silva, e pelo diretor de Comunicação Paulo Henrique Soares, se reuniu com representantes da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e de diversas secretarias do governo estadual para discutir os detalhes da próxima edição da feira e do congresso.
Considerado o maior evento de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM atrai visitantes e expositores de todo o Brasil e do exterior. Em 2025, a programação acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador. Durante a reunião, o IBRAM apresentou o potencial do evento, que em 2024 contou com mais de 86 mil participantes. O vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, destacou as razões que levaram à escolha da Bahia como sede da EXPOSIBRAM 2025, ressaltando que o estado é atualmente o terceiro maior produtor mineral do Brasil.
“A Bahia se destaca e cresce na mineração devido à sua diversidade de minérios e pelas oportunidades de investimentos e negócios. Por unanimidade, decidimos realizar a EXPOSIBRAM 2025 aqui, onde recebemos o apoio imediato da diretoria da CBPM e do Governo da Bahia”, afirmou Azevedo. O presidente do Conselho de Administração da CBPM, Henrique Carballal, enfatizou a relevância de um evento como a EXPOSIBRAM para valorizar a mão de obra local. “É uma chance de destacar não apenas o potencial mineral do nosso estado, mas também a qualidade da mão de obra que possuímos. Além disso, será uma oportunidade para valorizar serviços como transporte, comunicação, restaurantes e outros setores que se beneficiarão significativamente com o evento”, destacou Carballal.
“Muito além de um evento destinado ao setor de mineração, a EXPOSIBRAM é um evento de uma magnitude extraordinária, capaz de contribuir em grande escala para a economia do nosso estado, com a movimentação de setores como turismo, devido à alta demanda de hotelaria que o evento gera, por exemplo, além de ciência, tecnologia, educação, e cultura, que envolve desde a identidade do nosso povo, à arquitetura e gastronomia da nossa terra”, afirmou o presidente da CBPM, Carlos Borel.
Também participaram do encontro a assessora de Assuntos Internacionais do Governo do Estado da Bahia, Caúra Damasceno, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, o superintendente de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luciano Giudice, o chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), André Ferraro, o assessor especial da Casa Civil, Fábio Viveiros, e a gerente de Inteligência de Mercado da BahiaInveste, Fabiana Andrade.
As vendas de espaço para a EXPOSIBRAM 2025 já estão abertas, inicialmente exclusivas para associados do IBRAM e patrocinadores. A partir do dia 18 de outubro, os ex-expositores poderão garantir seu espaço. Em 17 de janeiro do próximo ano, será a vez de novos expositores terem a oportunidade de adquirir um espaço no evento. Para mais informações sobre a próxima edição acesse https://ibram.org.br/evento/exposibram-2025/ ou faça contato pelo email comercial@ibram.org.br .
EXPOSIBRAM 2025
Local: Salvador (BA)
Data: 28 a 30 de outubro de 2025
Mais informações em https://ibram.org.br/evento/exposibram-2025/
*Com informações do site Bahia.ba e A Tarde