IBRAM busca apoio do senador Laércio Oliveira contra os impactos da reforma tributária no setor mineral
14/11/24
A reforma tributária e a proposta de criação do Imposto Seletivo (IS) sobre bens minerais foram os principais temas discutidos em reunião entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o senador Laércio Oliveira (PP-SE), realizada nesta quarta-feira (13/11), no Senado Federal, em Brasília. O IBRAM esteve representado pelo diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e pela consultora de Relações Institucionais, Renata Santana.
Durante o encontro, o IBRAM expressou as preocupações do setor mineral em relação à incidência do IS sobre a mineração e sobre a exportação de minérios. O Instituto destacou que essa proposta contraria a lógica tributária globalmente adotada, o que pode prejudicar a competitividade do Brasil.
Rinaldo Mancin ressaltou que tributar indústrias de base coloca o Brasil em desvantagem frente a outros países, afastando potenciais investidores internacionais. Ele também alertou que a medida pode resultar em um crescimento dos custos para o consumidor final, uma vez que o aumento dos impostos seria naturalmente repassado à sociedade.