IBRAM assina convênios com Sebrae e ApexBrasil na EXPOSIBRAM 2024
12/09/24
Os acordos de cooperação têm o objetivo de capacitar mineradoras e atrair investimentos ao setor.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) assinou, no início da tarde desta quinta-feira (12 de setembro), durante a EXPOSIBRAM 2024, dois convênios importantes para o desenvolvimento da mineração no Brasil. O primeiro dos acordos foi assinado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o segundo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A cerimônia ocorreu no auditório do Expominas, em Belo Horizonte, com a presença do diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann; o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras personalidades e membros da diretoria dos três órgãos.
Em seu discurso, Jungmann destacou que firmar os dois acordos de cooperação “é um momento de muita alegria, muito esperado, e que vai impactar o setor mineral do Brasil”. “O Sebrae e a ApexBrasil são duas entidades extremamente importantes para o Brasil e para apoiar seu desenvolvimento”, continuou.
Sobre a ApexBrasil, Raul Jungmann disse que ter a entidade ao lado do IBRAM, “é uma garantia de que o setor mineral será transformado em algo muito além do que já representa, atualmente, para a economia brasileira, uma vez que a agência é responsável por promover as empresas do país no exterior e atrair investimentos internacionais”.
Em relação à parceria com o Sebrae, ainda em seu discurso, o presidente do IBRAM comentou que as empresas do setor mineral têm um grande potencial, mas, para se tornarem ainda mais competitivas, precisam de governança, de informações e treinamento. “O Sebrae tem a competência para fazer tudo isso chegar às nossas mineradoras. Isso significa um reforço extraordinário, uma conquista muito aguardada”, disse Raul Jungmann.
Em seguida, foi a vez do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, comentar a parceria com o IBRAM. Ele falou sobre sua alegria em estar representando a entidade na EXPOSIBRAM 2024 e destacou a importância do acordo: “90% do setor mineral é formado por micro e pequenas empresas que fortalecem a potência que é o processo de mineração. Estamos aqui em um encontro e viemos para abraçar definitivamente o IBRAM, para produzir resultados e melhorar um setor que muitas vezes é injustiçado”, afirmou.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, primeiramente exaltou o sucesso da EXPOSIBRAM 2024, e, em seguida, abordou a assinatura do acordo entre o órgão e o IBRAM. “Neste convênio, estamos pensando em atração de investimentos internacionais, para que possamos criar um plano ousado e inteligente de extração e processamento das riquezas minerais, com responsabilidade e sustentabilidade. Não tenho palavras para agradecer ao IBRAM e ao Raul Jungmann por essa oportunidade”, disse.
Patrocinadores
Figuram como patrocinadores do evento: Lantex (diamante), Vale (diamante), Anglo American (platina), Armac (platina), BHP (platina), CODEMGE (platina), Governo de Minas Gerais (platina), Huawei (platina), Casa dos Ventos – Transição Energética (platina), AngloGold Ashanti (ouro), Atlas (ouro), Aumund (ouro), Eletrobrás (ouro), Kinross (ouro), Nexa Inovação (ouro), ArcelorMittal (inovação), Bemisa (prata), Elecmetal (prata), Geosol (prata), Hydro (prata), Mineração Usiminas (prata), Accenture (bronze), Aeolus Tyre Co (bronze), Alcoa (bronze), Ausenco (bronze), Austin Powder (bronze), Avante Tratores (bronze), BVP Geotecnia & Hidrotecnia (bronze), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (bronze), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM (bronze), Dinâmica Materiais Hidráulicos (bronze), Energy Fuels (bronze), Hatch (bronze), Irmen/Sany (bronze), Kao (bronze), Kofre (bronze), Mosaic (bronze), MRS – Moisture Reduction Systems (bronze), Mosaic (bronze), Rema Tip Top (bronze), Samarco (bronze), Schneider Eletric (bronze), Sefar (bronze), Sigma Lithium Resources (bronze), TCS – Tata Consultancy Services (bronze), Walm Engenharia (bronze) e WSP (bronze).