IBRAM apresenta histórico sobre inventário de emissões de gases de efeito estufa do setor mineral
26/04/24
Evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Cinthia Rodrigues, representou o Instituto no “Seminário SIRENE Organizacionais: a importância dos inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, realizado nesta quinta-feira, 25/04, em São Paulo (SP).
O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), abriu o circuito de capacitação da indústria brasileira sobre a plataforma SIRENE Organizacionais (Sistema de Registro Nacional de Emissões), uma iniciativa pioneira do Governo Federal, instituído pelo Decreto n.º 9.172/2017.
No painel “Inventário de Emissões de GEE – Importância Estratégica da Ferramenta”, Cinthia Rodrigues apresentou um histórico sobre os inventários de emissões de GEE do setor mineral. Ela anunciou que o lançamento do inventário de emissões de GEE do período de 2022-2023 acontecerá em setembro deste ano. “O IBRAM iniciou o inventário em 2009, aprimorou em 2012 e irá lançar o inventário de 2024 apresentando o aprimoramento da metodologia e o envolvimento das empresas associadas, que nos trazem visões muito ricas”, pontuou.
Também participaram do painel Márcio Rojas, coordenador geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Gonzalo Visedo, head de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).
Sobre o SIRENE Organizacionais
De acordo com informações do MCTI, o SIRENE Organizacionais é uma plataforma pública e gratuita, desenvolvida para dar visibilidade e transparência para os dados de inventários de emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) das organizações em geral.
O evento teve o objetivo de promover o engajamento das organizações na utilização da plataforma e otimizar esforços em torno da melhoria da qualidade das informações e dados relatados nos inventários de emissões de gases de efeito estufa.
Assista à íntegra do evento no Youtube e saiba mais sobre o SIRENE Organizacionais clicando aqui.