IBRAM apresenta aplicativo PROX para equipes do Governo
12/07/22
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou nesta segunda-feira (10/07), na sede em Brasília (DF), um encontro com o Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Agência Nacional de Águas (ANA) para apresentação do aplicativo PROX.
O aplicativo para smartphones é um canal desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com o IBRAM o Mining Hub e o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), com objetivo de multiplicar o conceito de segurança trazendo informações importantes e relevantes para a sociedade. O PROX está em fase de inserção de dados riscos envolvendo, principalmente, cheias e barragens.
A proposta de apresentar o projeto é identificar as possibilidades de apoio e parceria desses órgãos ao PROX. “Nosso objetivo é reunir o máximo de dados para informar e orientar a sociedade. Vamos continuar o diálogo com estes órgãos para que futuramente eles possam contribuir para melhorarmos ainda mais o aplicativo”, ressalta o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery.
O PROX já está disponível nas principais plataformas de aplicativos, com informações de operação das estruturas da CEMIG. “A previsão é que entre os meses de julho e agosto, novas informações, agora de barragens de mineração, estejam disponíveis para os usuários. Progressivamente serão inseridas informações diversas, como condições de clima, riscos de deslizamento, cheias, queimadas etc. Com este projeto vamos estreitar ainda mais o relacionamento com a sociedade, promover a gestão de risco e compartilhar dados e informações importantes para autoproteção”, avalia a coordenadora de Assuntos Minerários do IBRAM, Aline Nunes.