IBRAM apresenta agenda climática do setor em evento organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil de Minas Gerais
26/03/24
O panorama da mineração e os desafios da transição ecológica para o setor foram apresentados pelo diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, na 1ª edição do “Construir o Futuro”, uma iniciativa da SKEMA Business School Brasil e da Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB).
Alexandre Mello exibiu números que evidenciam o potencial transformador e o progresso socioeconômico que a indústria mineral proporciona à sociedade, além dos projetos e ações desenvolvidos pelo Instituto em prol do setor mineral, como a Agenda ESG da Mineração do Brasil. O dirigente do IBRAM também lembrou que em outubro do último ano o setor mineral apresentou um projeto voltado à descarbonização de suas atividades industriais, por meio da inovação de rotas, modelos de visão sistêmica integrada, com ênfase na transição energética para fontes renováveis. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o IBRAM, o Governo Britânico no Brasil e o Mining Hub – espaço de inovação do setor mineral. Clique aqui e saiba mais.
A partir deste projeto de descarbonização setorial, o IBRAM acredita que será possível à indústria mineral avançar em conjunto rumo à transição energética, com efeitos benéficos contra os impactos das mudanças climáticas. O debate também contou com a participação Leonardo Werneck, CEO da I Care Brasil e membro da equipe de sustentabilidade do Grupo BearingPoint e Cintia Bechelaine, diretora de Planejamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).