IBRAM apresenta a estratégia de implantação do TSM no Brasil
17/05/23
O evento, realizado em Belo Horizonte (MG), contou com a presença do presidente da Mining Association of Canada, Pierre Gratton
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresentou na tarde de segunda-feira, 15 de maio, no escritório do Instituto, em Belo Horizonte (MG), a estratégia de implantação do Towards Sustainable Mining (TSM) no Brasil. O evento contou com a presença do diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e do presidente da Mining Association of Canada (MAC), Pierre Gratton.
Para Raul Jungmann, o TSM Brasil, combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil, vai promover uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração do Brasil em termos de sustentabilidade e segurança operacional. “Esta é a única métrica desenvolvida por mineradores para mineradores e muito importante para o setor que quer ser cada vez mais global, seguro, responsável e sustentável”, afirmou.
O TSM foi adotado por associações nacionais em 13 países em 6 continentes. O programa, reconhecido por um número crescente de fabricantes e investidores globais, como Apple, Tesla, BMW e La Mancha Capital, já foi implementada em mais de 200 empresas.
“É importante o estabelecimento de métricas para assegurar que a mineração seja gerenciada de forma responsável do início ao fim. Unir-se ao IBRAM em 2019 foi fundamental para a implementação do TSM no Brasil. Com o programa, as empresas brasileiras poderão melhorar os processos, reduzir os riscos, economizar e ganhar mais experiência, além de atuar de forma mais sustentável e responsável em termos sociais, econômicos e ambientais”, afirma Pierre Gratton.
A empresa Ero Brasil iniciou a implementação do TSM em 2019 e está em diferentes etapas nas suas unidades. “Realmente acreditamos que o TSM vai permitir ao setor mineral dar um salto positivo e estruturado, pensando em segurança operacional, segurança de processos e sustentabilidade”, declarou a diretora de Segurança e Sustentabilidade, Tais Laguardia.
“Embora o Grupo Kinross não tenha estabelecido como meta ainda a adoção dos protocolos TSM fora do Canadá, nós do Brasil estamos considerando a adoção do programa nas nossas operações no país, já que adiciona valor para o nosso negócio e também para a nossa reputação”, ressaltou o chefe de departamento de Desenvolvimento Sustentável da Kinross, Gabriel Mendonça.
A Equinox Gold também implementou o TSM há dois anos e meio, no final de 2019, e baseia as suas estratégias de ESG no trabalho desenvolvido por meio do sistema. “A Equinox considera o TSM como o foco do nosso ESG e até agora o resultado está sendo muito satisfatório”, avaliou o gerente regional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Equinox Gold, Luiz Fregadolli.
A Lundin Mining está iniciando a implementação do TSM no Brasil. O diretor de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da companhia, Guilherme Araújo, afirmou que a expectativa é grande. “O TSM produz protocolos extremamente importantes para a sustentabilidade da nossa operação. Traz uma complexidade e uma profundidade maior em todos os aspectos. É muito importante para a continuidade do negócio”, avaliou.
Sobre o TSM
Em 2019 o IBRAM adotou o Towards Sustainable Mining (TSM) no Brasil, desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC). Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais.
O TSM vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de 2 décadas no Canadá, um dos países com a mais longa tradição no setor mineral, sendo hoje um dos referenciais internacionais mais reconhecidos e citados no setor.
O IBRAM traduziu todos os protocolos para o português e contratou consultoria técnica e jurídica para adequá-los à realidade brasileira com o apoio das contribuições de partes interessadas, assim como foi feito em outros países. O material, adaptado para a realidade brasileira, é uma excelente ferramenta que visa promover a melhoria no desempenho das operações e a prestação de contas com a sociedade, por meio da adoção das melhores práticas de processo.
Para mais informações acesse o site do IBRAM: https://ibram.org.br/tsm/
Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do evento.