IBRAM anuncia transição na presidência do seu conselho diretor
01/02/24
CEO da Anglo American, Ana Sanches é a primeira mulher a assumir o Conselho do IBRAM.
A executiva Ana Sanches, atual presidente da Anglo American no Brasil, assume a partir de fevereiro deste ano a presidência do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em substituição a Wilfred Bruijn, ex-presidente da companhia. Ediney Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining Corporation, segue respondendo pela vice-presidência do conselho.
Alinhada à governança do IBRAM, Ana atuará em parceria com as demais lideranças das empresas associadas, com foco em reforçar a implantação de ações que compõem a Agenda ESG da Mineração do Brasil. Trata-se de uma proposta setorial, estabelecida em 2020, para aprimorar os indicadores de sustentabilidade, segurança e responsabilidade social das mineradoras associadas.
“O setor mineral tem pela frente a oportunidade de se fortalecer e trabalhar de forma ainda mais coletiva, com agendas em comum, como os compromissos com a sustentabilidade, dando ampla visibilidade das nossas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, afirma Ana Sanches. “O IBRAM tem feito um papel brilhante para ganharmos força como setor, e quero contribuir, junto da Anglo American, para a transformação da mineração, que deve estar alinhada às demandas da sociedade, com ações sustentáveis e que contribuam também para a transição energética”, completa.
Segundo o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, o Instituto tem o compromisso de desenvolver um setor mineral responsável, de alta performance e com resultados sustentáveis. “É uma satisfação ter uma profissional como a Ana Sanches no comando do conselho do IBRAM. O seu comprometimento e profissionalismo vão contribuir para as decisões futuras”, afirmou.
Sobre Ana Sanches
Ana Sanches é mineira, graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ciências Contábeis pela Universidade Fumec, e possui 27 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.
Ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.
Ela ainda trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como controller das operações no Brasil.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.
Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.
Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.
Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.