Posicionamento do IBRAM sobre a crise do sal-gema em Maceió
01/12/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) acompanha a situação de afundamento do solo, em Maceió (AL), envolvendo uma mina de sal-gema da companhia Braskem, mesmo esta empresa não sendo associada a este Instituto.
Felizmente, foi possível abrigar as pessoas antes que algo mais grave pudesse ocorrer naquela localidade.
O IBRAM coloca à disposição da prefeitura de Maceió, do governo do Estado de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil e de outras autoridades e órgãos públicos, bem como da Braskem, todo o seu acervo técnico, de modo a contribuir para que avaliem medidas voltadas a permitir superar esta situação com a mais brevidade possível.
A colaboração entre a Defesa Civil, a empresa e as autoridades municipais, estaduais e federais deve continuar para que se possa chegar em bom termo sem maiores danos às pessoas e ao meio ambiente.
O IBRAM e as mineradoras associadas atuam há anos para tornar o setor cada vez mais seguro, sustentável e responsável e com esta determinação agem para adotar as melhores práticas de ESG (relacionadas à gestão ambiental, social e governança), inclusive, internalizando técnicas consagradas internacionalmente.