IBRAM aborda as potencialidades e desafios da mineração marítima em evento em Salvador
21/06/24
O II Fórum Nacional da Economia do Mar ocorreu na última quinta-feira e reuniu especialistas, empresários e autoridades governamentais
As estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas relacionadas ao mar foram abordadas pelo diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, durante o II Fórum Nacional da Economia do Mar. O evento, realizado em Salvador na última quinta-feira (20), destacou também temas como a produção de energia offshore e o uso de inteligência artificial.
Segundo Alexandre Mello, apesar da limitada pesquisa mineral na plataforma continental brasileira, o país apresenta grandes potencialidades, inclusive de minerais críticos e estratégicos como o potássio. “Temos uma oportunidade enorme de promover pesquisa mineral litorânea no Brasil. O grande desafio, ainda, é a extração no fundo do mar, mas os avanços tecnológicos já podem ajudar o Brasil a progredir nessa questão”, afirmou.
Alexandre Mello também destacou que um ponto positivo na economia do mar é a logística de despacho dos minérios via portos, que estão sendo cada vez mais modernizados e ampliados para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
O fórum serviu como vitrine para uma série de propostas e projetos inovadores, explorando as inúmeras potencialidades da Baía de Todos os Santos e do litoral baiano. Promovido pela Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Marinha do Brasil, pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e pela Associação Comercial da Bahia (ACB), o evento reuniu mais de 200 participantes.