IBRAM aborda a importância da mineração para a transição energética em fórum organizado pela BandNews
09/10/24
No Fórum “BandNews Mineração e Desenvolvimento”, realizado em São Paulo nesta quarta-feira (9/10), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) ressaltou a importância da mineração para a evolução da transição energética mundial, tão necessária para combater as questões climáticas mundiais. O instituto foi representado pelo vice-presidente Fernando Azevedo e Silva.
Ele enfatizou que, para garantir uma oferta abundante de minerais e alcançar um status de segurança mineral, o Brasil precisa implementar uma política pública robusta que promova a produção de minerais críticos e estratégicos. “Em julho passado, o IBRAM apresentou uma proposta ao Congresso Nacional com esse objetivo”, afirmou.
Fernando Azevedo ressaltou que o Brasil possui grande potencial para se tornar um líder no fornecimento desses insumos, mas atualmente enfrenta obstáculos regulatórios nos âmbitos ambiental, tributário e fiscal, que precisam ser superados para expandir a produção e liderar a agenda da transição energética.
O vice-presidente também destacou a necessidade de ações abrangentes, como a desburocratização dos processos de licenciamento minerário e ambiental, a produção e divulgação de informações geológicas de alta qualidade, e a implementação de compensações fiscais para investimentos de risco em exploração e produção. Além disso, são essenciais incentivos ao financiamento de projetos de mineração e ao empreendedorismo no setor mineral.
Durante o evento, Fernando Azevedo ainda reforçou que o IBRAM tem incentivado empresas brasileiras a adotarem práticas mais sustentáveis e tecnológicas. “O IBRAM e os associados organizaram sua própria Agenda ESG, e as ações nela estabelecidas estão sendo aprimoradas continuamente para resultar em uma indústria da mineração ainda mais segura, sustentável e responsável. As associadas ao IBRAM têm sérios compromissos com a sustentabilidade e a união dessas experiências, desse conhecimento, proporciona a construção de um projeto que já apresenta resultados práticos no dia a dia das companhias”, explicou.
Também participaram do debate o diretor de Departamento de Programas de Inovação – DEPIN do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osório Coelho Guimarães Neto, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), José Luis Pinho Leite Gordon, e a diretora Executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde, Fernanda Delgado.
O fórum terá exibição programada pelo canal no dia 12/10 (sábado) – 8h30 – inédito e dia 13/10 (domingo) – 8h30, reprise.