Horizonte Minerals promove educação ambiental para comunidade e colaboradores na região de Canaã de Carajás, no Pará
24/02/23
A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – está promovendo um Programa de Educação Ambiental (PEA) no município de Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, região onde vai desenvolver o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto, atualmente em processo de licenciamento ambiental.
As atividades do PEA são gratuitas e englobam ações educativas e interativas com metodologia adequada para os públicos-alvo: mulheres e crianças do Acampamento Serra Dourada e colaboradores. Os temas e períodos mencionados neste plano, bem como adequações metodológicas com base na estrutura e realidade local, são debatidas em conjunto com a liderança comunitária. O Programa de Educação Ambiental é executado pela UPbio Consultoria Ambiental, formado por uma equipe multidisciplinar de gestores ambientais, pedagogos e tecnólogos em Meio Ambiente.
“O Programa de Educação Ambiental integra ações associadas à Licença de Operação para as atividades de pesquisa mineral que estamos realizando para o Projeto Vermelho”, explica Flavia Veronese, gerente de Meio Ambiente da Horizonte Minerals. “São atividades planejadas para que os moradores e empresa aprendam juntos sobre Educação Ambiental nessa fase do Projeto. Essa relação começa, portanto, baseada no respeito e nessa troca de conhecimento”, explica a executiva.
O gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, Nildo Frazão, explica que o PEA, além de aproximar a comunidade para conhecer as ações da empresa, é uma oportunidade de adquirir conhecimento como alternativa para a geração de renda, além de debater questões ambientais importantes.
Para o público feminino, as oficinas são de artesanato e de estímulo à criatividade com objetivo de apresentar alternativas de geração de renda. No domingo (12/02), foi realizada a oficina de confecção de biojoias, que contou com a participação de 20 mulheres. No dia 12 de março, o curso será voltado à produção de aromatizantes ecológicos. Na sequência, no dia 16 de abril, de macramé; no dia 21 de maio, de confecção de bolsa em cartonagem; e há previsão para realizar a oficina de arranjos florais, no dia 18 de junho.
A programação voltada para as crianças inclui atividades lúdicas e temáticas. No último domingo (12), as crianças participaram de um teatro de fantoche que abordou o tema de combate a queimadas. No dia 12 de março, a atividade será um festival de música e poesia sobre o Dia da Água; no dia 16 de abril uma oficina de confecção de cartazes sobre mudanças climáticas; no dia 21 de maio nova apresentação teatral com referências do Dia do Meio Ambiente; e, por fim, no dia 18 de junho, uma gincana ambiental que abordará resíduos sólidos.
No dia 18 de junho, o Programa de Educação Ambiental realizará um grande evento de ação social com ofertas de serviços à comunidade.
Colaboradores – as atividades educativas e informativas para os colaboradores e terceirizados da Horizonte Minerals, serão realizadas no formato de Diálogo Diário de Sustentabilidade (DDS) com duração de 20 minutos e dinâmicas estimulando a participação e interação sobre os temas propostos. Em cada DDS haverá sorteio de brindes e aplicação de questionário de satisfação.

Educação ambiental para comunidade e colaboradores na região de Canaã de Carajás, no Pará – crédito: divulgação
Sobre a Horizonte Minerals
A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel, baixa emissão de carbono e escaláveis.
O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir, inicialmente, 14,5 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox, podendo ser expandido para 29 mil toneladas. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá até 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o setor de baterias. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que pode posicionar a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil, que se beneficiará da infraestrutura estabelecida, incluindo energia hidrelétrica disponível no distrito minerário de Carajás. https://horizonteminerals.com/br/pt/