Horizonte Minerals promove ações de educação ambiental e de segurança no trânsito em Conceição do Araguaia
10/11/22
A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – encerra outubro com um balanço positivo de ações do Programa de Educação Ambiental e de atividades que conscientizam para a importância de um trânsito mais seguro. As programações se concentraram principalmente em Conceição do Araguaia, no Pará, onde a companhia está construindo o Projeto Araguaia, maior investimento greenfield em níquel no Brasil, que vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox.
A empresa concluiu o primeiro ciclo de campanhas trimestrais do Programa de Educação Ambiental. Essas atividades foram direcionadas a professores, diretores, coordenadores e alunos de quatro escolas municipais de Conceição do Araguaia, além de abranger funcionários próprios e de empresas prestadoras de serviços para a Horizonte Minerals.
As ações educacionais e lúdicas incluíram dinâmicas em sala de aula, gincanas, oficinas e sessão de cinema envolvendo aprendizagem sobre geração de resíduos, reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico com ensinamentos sobre compostagem e produção de sabão com óleo de cozinha. A programação nas escolas foi realizada entre 19 e 27 de outubro e contou com a participação de estudantes da Educação Básica até o 9º ano do Ensino Fundamental.
“As atividades de educação ambiental possuem papel relevante para engajar o público-alvo (funcionários e comunidades) para a conservação dos recursos naturais e conservação da biodiversidade, por meio de fortalecimento de conceitos e da divulgação de informações sobre o projeto e medidas de recuperação do meio ambiente”, comentou Flavia Veronese, Gerente de Meio Ambiente e Licenciamento.
Trânsito mais seguro
A Horizonte Minerals promoveu também ações de educação no trânsito em sete escolas da zona rural de Conceição do Araguaia. As atividades são parte do Pacto pela Vida no Trânsito, assinado pela companhia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento Municipal de Trânsito de Conceição do Araguaia (DMTRAN) e realizado com a participação da equipe da Escola de Trânsito do DETRAN/PA.
Os estudantes participaram de palestras sobre segurança de pedestres e condutores. O trabalho conscientiza alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental para riscos comuns na comunidade, como a condução de motocicletas sem o uso do capacete e ocupação desse tipo de veículo com mais de dois passageiros ao mesmo tempo. Outro tema abordado foi a necessidade de atenção no tráfego de veículos pesados nas vias. As atividades nas escolas rurais ocorreram entre os dias 17 e 21 de outubro e nas escolas municipais da área urbana durante o mês setembro, e foram realizadas pela área de Relações com a Comunidade da Horizonte Minerals, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e DMTRAN.
Também foram ministrados cursos de capacitação para taxistas, mototaxistas, condutores de transporte escolar e coletivo e de veículos de emergência. A ação foi uma parceria entre o Comitê Intersetorial de Trânsito – do qual a Horizonte faz parte –, o Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).
“Ao se unir às instituições de Segurança Pública e de Trânsito nessa campanha de conscientização por uma vida segura, a Horizonte Minerals reforça seus valores que trazem a saúde e a segurança de todos em primeiro lugar”, finalizou André Vasconcelos, Gerente de Relacionamento com a Comunidade.
Sobre o Projeto Araguaia
Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de US$ 713 milhões para implantar o Projeto Araguaia. As obras de construção seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma, com 16% das obras concluídas, seguindo a previsão de produção do primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024.
Recentemente, o Projeto Araguaia foi considerado um dos empreendimentos estratégicos da mineração pelo Governo Brasileiro, o Projeto Araguaia deve gerar cerca de 2,5 mil empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina.
Sobre a Horizonte Minerals
A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.
O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade para produção de níquel e cobalto para abastecer o setor de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posicionará a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.