Governador de Sergipe discute com o Diretor-Geral do DNPM novos projetos de potássio no Estado
14/05/10
O diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, participou na segunda-feira (10/05), em Aracaju, de reunião com o governador de Sergipe, Marcelo Deda e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge de Oliveira além de dirigentes de governo e empresários do segmento de fertilizantes, para discutirem a ampliação da produção de potássio no Estado.
Na reunião, os empresários apresentaram os resultados de uma pesquisa em andamento, que indica potencial para ocorrência de potássio numa área que circunda a grande Aracaju, envolvendo também os municípios de São Cristóvão e Laranjeiras.
;
Segundo os dados apresentados, há a possibilidade de se encontrar potássio também na plataforma continental, ao longo da costa sergipana. A tecnologia possivelmente a ser utilizada nesse projeto deverá ser por meio de dissolução do potássio. De acordo com o governador, a partir dos dados apresentados pelos estudos da empresa, existe a possibilidade de se triplicar a produção de potássio no Estado. ?Com a confirmação desse prognóstico, significa que Sergipe definitivamente se consolida como uma das mais importantes províncias minerais do Brasil?, destacou o governador.
;
O diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, explicou que a Autarquia adotará as medidas necessárias para garantir os investimentos na abertura de novas minas de potássio no Estado, para que venham a ocorrer no menor prazo possível. ?A reunião foi muito produtiva e os caminhos foram sinalizados para que, num prazo de três a cinco anos, possamos ter a abertura de novas minas de potássio em Sergipe?, avaliou Miguel Nery.
;
Miguel Nery ressaltou que o Governo Federal esta incentivando a pesquisa e a descoberta de novas minas de potássio, substância usada na produção de fertilizantes, que é essencial para o desenvolvimento da agricultura brasileira. ?O DNPM trabalha com total empenho para viabilizar o empreendimento, porque o potássio hoje é um mineral estratégico para a agricultura do país. Atualmente, grande parte do potássio consumido é importado.
;
O Governo Federal entende que todos os esforços devem ser envidados para que elevemos a oferta desse mineral. Desta forma, o DNPM está alinhado com o Governador de Sergipe na busca de soluções que viabilizem os novos investimentos em mineração, particularmente na produção de potássio, substância mineral de grande potencial naquele Estado?, acrescentou Miguel Nery.
;
Também participaram do encontro o Superintendente do DNPM em Sergipe, Luiz Alberto Oliveira; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Carlos Augusto Franco; e o diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial e Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Ancelmo Oliveira. Posteriormente, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia, ocorreu outra reunião com o titular daquela pasta estadual, para discutir encaminhamentos para desenvolvimento do setor mineral em Sergipe.
DNPM