Goiás vai exportar cobre para os EUA e Canadá
09/11/06
Anápolis – Goiás passará a exportar minério de cobre para os Estados Unidos e Canadá a partir deste mês. A mineradora Maracá, adquirida há dois anos pelo grupo canadense Yamana, iniciará a exploração de uma mina, com potencial para 20 anos, localizada no município de Alto Horizonte – Norte do Estado, a 350 quilômetros de Goiânia.
;
A inauguração do terminal de minérios no Porto Seco de Anápolis, para onde a matéria prima será inicialmente conduzida, deverá ocorrer até o dia 20, conforme informou o superintendente do porto, Edson Tavares. Ele explicou que as obras, que receberam investimentos de R$ 4,5 milhões, estão em ritmo acelerado, porque o grupo tem compromissos internacionais para serem cumpridos ainda este ano.
;
Segundo Edson Tavares, o contrato inicial de exportações era de 13 mil toneladas/mês, porém, antes mesmo das operações começarem, o contrato já foi ampliado para 20 mil toneladas/mês. Com o início das exportações de minérios, a movimentação no Porto Seco aumentará consideravelmente, abrindo mais 150 postos de trabalho. ?Porém, mais importante que isso, é a arrecadação que elas vão proporcionar ao Estado através do Fundo de Participação?, disse o superintendente, explicando que por ser um minério que nunca foi exportado por Goiás, fica difícil calcular, em números, qual será valor da participação goiana no bolo da arrecadação federal.
;
Para transportar o minério de Alto Horizonte até Anápolis, serão usadas nada menos que 30 carretas por dia. De Anápolis, o minério de cobre seguirá, via férrea, até o Porto de Tubarão, em Vitória(ES), de onde o cobre seguirá para os EUA e Canadá. As composições do trem expresso também serão quase triplicadas, aumentando de 12 para 30 vagões, diariamente.
O Popular – GO