Goiás pode ser novo Vale do Silício
30/09/13
Ocorrência de minérios raros é pesquisada em Minaçu. China domina produção mundial que poderá ser desbancada por minério goiano
A mineradora Mining Ventures Brasil está pesquisando a ocorrência de terras raras em cinco áreas no município de Minaçu. Segundo um diretor da empresa que pediu para não ser identificado a pesquisa ainda é incipiente, mas promissora e que definições sobre a exploração, quantidade e forma de extração somente deverão ser conhecidas em dezembro.
As terras raras são um conjunto de óxidos e um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos e são essenciais na fabricação de eletrônicos de alta tecnologia, como tablets, smartphones e telas de LCD. Hoje, a China é o maior produtor desses minérios (supre quase 97% do mercado mundial). As explorações começaram em março, em locais do município, como Dois de Julho e Cabeceira da Ema e os trabalhos foram acelerados nas últimas semanas, com várias frentes de serviço e pessoal técnico especializado chegando a Minaçu. De acordo com um técnico que participa do projeto os veios de terras raras já vislumbrados indicam ser bastante promissora a exploração desse minério.”
Uma exploração mineral é dividida em partes bem distintas, de acordo com os técnicos. A primeira etapa é de buscar a ocorrência dos elementos objeto de interesse. Nessa fase são catalogadas amostras de rochas e do solo pesquisados, em resumo são as investigações preliminares.
Em seguida, caso as projeções indiquem alguma possibilidade mais forte de ocorrência do que for procurado os estudos são aprofundados e as autoridades de controle da exploração mineral são novamente consultadas para emissão de nova licença de prospecção.
No caso da pesquisa de terras raras pela Mining Ventures Brasil em Minaçu a pesquisa já está no terceiro estágio, em que são feitas sondagens e perfurações com trado mecânico para coleta de materiais mais profundos e análise mais sistematizada. Os trabalhos da Mining em Minaçu estão em forte ritmo já nesse terceiro estágio de pesquisa, disse um técnico da área que mora em Minaçu.
A empresa está utilizando cerca de 20 caminhonetes e vários microônibus para transportar trabalhadores para as várias frentes de trabalho e o escritório em Minaçu montou um complexo para catalogar as amostras e remetê-las para avaliação mais técnica em outros lugares.
O mesmo técnico que acompanha o trabalho da Mining Ventures em Minaçu avaliou como incomum o ritmo de trabalho e de investimentos que a empresa está fazendo na cidade. O investimento que está sendo feito na prospecção dessas jazidas é acima da média do mercado, o que permite considerar que a empresa estima ter resultados positivos para muito breve.
Um outro indicativo foi a presença de um diretor da empresa em Minaçu investigando sobre vagas em escolas, hospitais e infraestrutura hoteleira, além de casa para alugar na cidade. Tudo concorre para considerar que a empresa prevê um acúmulo de trabalhadores e técnicos já no próximo ano em Minaçu.
projetos
O prefeito de Minaçu, Cícero Romão (PSD) sabe das pesquisas feitas pela Mining Ventures e considera excepcionais, as expectativas sobre a ocorrência de terras raras em Goiás. Para ele são muito grandes as chances de que Goiás seja um espécie de novo vale do silício, na produção de equipamentos de alta tecnologia com a utilização dos minerais extraídos dessas terras raras.
Sabemos que esses minerais são muito procurados e bem valorizados atualmente e que seu beneficiamento em Goiás com a atração de empresas de alta tecnologia poderam agregar valor aos produtos goianos e trazer muitos investimentos. Acreditamos que poderá ser a salvação para Minaçu e para Goiás, resumiu o prefeito.
Diário da Manhã