Gestão de Manutenção nos trilhos
15/08/07
MRS Logística unifica seu sistema de Manutenção, que inclui a adoção de software pioneiro no mundo para a área de ferrovias, e prevê grande economia. Não há segmento hoje que possa ainda abrir mão da tecnologia da informação para aumentar sua eficiência, produtividade e confiabilidade operacional. Ciente disso, a MRS Logística ? concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste que antes da privatização pertencia à Rede Ferroviária Federal ? está implantando um sistema único de gestão de Manutenção que, a partir de uma estimativa inicial e conservadora, deve lhe proporcionar uma economia de 7% nos custos de Manutenção. Contudo, ressalta Luiz Cláudio Torelli, diretor de disponibilização de ativos móveis da empresa, após o seu pleno funcionamento este percentual pode chegar a um patamar que varia entre 10% a 20%. Este resultado será alcançado a partir da adoção de dois softwares que integrarão o seu sistema único de gestão de Manutenção. Um trata-se de ferramenta originalmente desenvolvida para atender requisitos e normas internacionais para a gestão, controle e realização de Manutenção em aeronaves que ganha pela primeira vez no mundo versão para o gerenciamento de ativos móveis do transporte ferroviário: o Complex Maintenance Repair and Overhaul (CMRO). O outro é o Enterprise Asset Management (EAM), voltado para o gerenciamento dos chamados ativos lineares (sinalizações eletrônicas, infra-estrutura de telecomunicações, bem como itens de via permanente como dormentes e trilhos). Anualmente, a MRS investe cerca de R$ 300 milhões somente na realização dos chamados serviços simples de Manutenção como troca de componentes de locomotivas, trilhos e sinalização. Esse valor pode mais do que duplicar quando considerada a necessidade, por exemplo, de ampliação de capacidade de transporte como a aquisição de novas máquinas (locomotivas). Com os dois softwares, a MRS Logística unifica a gestão de Manutenção em torno de um sistema único, passando a dispor de apenas um banco de dados, cadastro de ativos e grupo de indicadores e resultados. Contratados junto à Oracle em abril deste ano, já a partir de janeiro de 2008 a empresa espera operar nesse novo ambiente. Com o monitoramento on-line dos ativos lineares e móveis, alguns serviços de Manutenção corretiva deixarão de ser praticados para serem incorporados no âmbito da preditiva. O sistema único de Gestão de Manutenção substitui na MRS os diferentes sistemas que vêm sendo adotados até então e que não se comunicam entre si, além de operarem de maneira estanque com métodos e indicadores próprios. A MRS Logística atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, interligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (Malha Sudeste). São 1.674 km de trilhos presentes em uma região que concentra cerca de 65% do PIB do país. O foco de suas atividades está no transporte ferroviário de cargas, como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque verde e containeres; e na logística integrada. Foto: MYQ Online
Manutenção y Qualidade