Galvani e INB assinam contrato de exploração de jazida na próxima 5ª
21/07/09
O Grupo Galvani e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinarão na próxima quinta-feira o contrato de exploração da jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria (CE). O projeto, que demandará investimentos da ordem de R$ 800 milhões, deverá ampliar a oferta brasileira de fosfatados em 10%.
Além disso, a exploração do urânio associado ao fosfato no local deve quadruplicar a produção de concentrado de urânio, usado pela INB na fabricação do combustível nuclear. A unidade deverá entrar em operação em 2012 e terá capacidade nominal inicial de 180 mil toneladas anuais de fosfatados e 1,2 mil toneladas anuais de concentrado de urânio. Em uma segunda fase a capacidade do projeto, que é chamado de Santa Quitéria, saltará para 240 mil toneladas anuais de fosfatados e 1,6 mil toneladas anuais de concentrado de urânio.
Com esse volume, afirma a INB, a companhia estará apta para ?atender à demanda das novas usinas a serem construídas no país de acordo com o Programa Nuclear Brasileiro?, informou a empresa em comunicado. O contrato entre as duas empresas terá duração de 25 anos e prevê que a Galvani será responsável pela comercialização do fosfato.
A exploração, utilização e comercialização do urânio é da União – a composição da jazida impossibilita a extração do urânio sem que se promova, simultaneamente, a lavra e o beneficiamento do minério de fosfato. Esta é a primeira vez na história que a INB, que detém a exclusividade na exploração do urânio no País, fecha parceria com uma empresa privada para explorar jazidas em território nacional.
O evento contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Governador do Ceará, Cid Gomes. A assinatura do acordo acontecerá no Palácio Iracema, em Fortaleza.
Agência Estado / Brasil Infomine