Futuro dos negócios do setor de mineração passa pela inovação
14/09/22
Especialistas debateram a importância do tema na EXPOSIBRAM 2022, realizada em Belo Horizonte/MG
Como as novas tecnologias podem ajudar as empresas de mineração a tomar decisões mais inteligentes? Para representantes das companhias do setor, a inovação é fundamental para garantir a saúde corporativa e melhorar as práticas de governança. “Ela deve ser a alavanca para as estratégias de pesquisa e desenvolvimento, suporte à transformação cultural, balizando o futuro dos negócios, inclusive, reduzindo a dependência econômica de barragens”, analisa Tales Barros, executivo da Vale e coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação do Mining Hub. O Mining Hub é uma central de inovação da área de mineração, que une mineradoras, startups, pesquisadores e investidores, para oferecer soluções ao setor.
Entretanto, compatibilizar a agenda de inovação, que geralmente é de longo prazo, com as decisões que precisam ser tomadas a curto prazo pode ser um desafio para as empresas. Luciano Siani, vice-presidente executivo de Estratégia e Transformação do Negócio da Vale, avalia que o problema é um grande paradoxo, ou seja, ainda não há como conciliar as duas coisas. “As empresas de mineração são cobradas pela indústria para produzir cada vez mais, com rapidez e de uma forma ecologicamente correta. Acredito que a solução para muitos dos nossos problemas só chegará a longo prazo, mas desde que pequenas decisões sejam tomadas diariamente baseadas em pesquisa de desenvolvimento”, pondera.
Márcio Godoy, vice-presidente de Serviços Técnicos e Projetos da Nexa Recursos Minerais, a inovação deve ser um tema central em todas as empresas de mineração, sobretudo, para a aplicação da governança ambiental, social e corporativa (ESG). “A indústria de minério precisa se adaptar às mudanças vistas mundialmente e cumprir o seu papel não só como transformadora de produtos, mas como parceira da sociedade e do meio ambiente, conforme as diretrizes da ESG. Isso só é possível com mecanismos de inovação que sejam capazes de atrair novas ideias, conceitos e modelos de negócio”, analisa.
Na mesma linha, Cristiano Cobo, diretor-técnico e de Sustentabilidade da Anglo American, acredita que as soluções para os principais problemas da mineração passam pelo conhecido ditado “a união faz a força”. “Reunir esforços de todas as empresas de mineração, mesmo que concorrentes, para fomentar a inovação, é garantir que possamos operar de forma mais segura, eficiente, com respeito as comunidades e com redução dos danos ambientais”, conclui.
Sobre a EXPOSIBRAM 2022
Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.
A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.
Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos), Alcoa (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).
Apoio Institucional
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
Apoio Oficial
Podcast Wepod.
Apoio editorial
A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.
Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao