Frente parlamentar da mineração faz balanço das ações legislativas e debate perspectivas do setor mineral
03/08/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participou, nesta 4ª feira (02/08), em Brasília (DF), de evento organizado pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN) voltado a avaliar as ações legislativas desse movimento suprapartidário do Congresso Nacional e também debater as perspectivas do setor mineral no ambiente político, bem como o papel do Legislativo no desenvolvimento da atividade minerária.
Representaram o IBRAM na reunião o diretor-presidente, Raul Jungmann, o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, a coordenadora de Relações Institucionais, Elena Renovato, e a consultora de Relações Institucionais, Renata Santana. Pelo Legislativo participaram o deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e também presidente da FPMin; os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Luiz Fernando Faria (PSD-MG), Keniston Braga (MDB), Socorro Neri (PP-AC), Laura Carneiro (PSD-RJ), José Rocha (União-BA), Alceu Moreira (MDB-RS), Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES), Joaquim Passarinho (PL-PA) e o senador Zequinha Marinho (PL-PA).
Raul Jungmann falou aos parlamentares da frente sobre as perspectivas do setor e a importância da mineração para a vida moderna. “Tudo o que consumimos é oriundo desta atividade. O minério está em todos os lugares, porém, ele não é percebido pela sociedade. Um dos nossos desafios é reverter a percepção do setor pela população brasileira e mostrar seu real valor no dia a dia das pessoas” afirmou.
Na visão do IBRAM, os próprios parlamentares precisam ser mobilizados para ter esta visão mais ampla dos benefícios gerados pela mineração. O presidente do IBRAM ressaltou, por exemplo, que para o mundo conseguir enfrentar a crise climática será fundamental avançar com a atividade mineral. “Não temos no Brasil uma política nacional para estimular a produção de minerais críticos para a transição energética, voltada a reduzir as emissões. Contamos com o apoio desta frente parlamentar para avançar com esta agenda no país”, disse.
Raul Jungmann ainda falou sobre ações do IBRAM em prol do desenvolvimento da mineração. “O Instituto passou a integrar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) este ano. Além disso, a mineração se tornou peça-chave para a evolução do Plano de Transição Ecológica elaborado pelo governo federal. Ela é um importante agente para reduzir a dependência externa de fertilizantes, e também para ampliar a oferta de minérios relacionados à inovação tecnológica, bem como para contribuir à transição a uma economia de baixo carbono, como mencionado”, declarou.
O presidente da FPMin, deputado Zé Silva, abordou os resultados alcançados até o momento, desde a criação da frente parlamentar, e considerou o saldo positivo até aqui. Segundo ele, ainda existe um caminho longo para melhorar o entendimento do setor pelos parlamentares e pela sociedade em geral.