Freeport-McMoRan comprará Phelps Dodge por US$26 bilhões
20/11/06
Por Mark McSherry
NOVA YORK
;
A Freeport-McMoRan Cooper & Gold anunciou neste fim de semana que concordou em comprar a rival de porte muito maior Phelps Dodge por 25,9 bilhões de dólares em dinheiro e ações para criar a maior mineradora de cobre negociada em bolsa de valores do mundo.
;
O acordo é o mais recente em uma série de anúncios de aquisições multibilionárias na indústria global de mineração, que tem se consolidado conforme as empresas buscam novas reservas para tentar faturar com preços recordes de metais.
;
O preço do cobre está em 6.765 dólares, queda em relação ao recorde de 8.800 dólares atingido em maio, mas ainda registrando valorização de 53 por cento no ano.
;
“Este tipo de grande fusão deve elevar a capacidade da companhia de aproveitar negociações de preço, portanto, deve ser positivo para os preços do cobre”, disse Naohiro Niimura, diretor da Barclays Capital Japan.
;
A Freeport-McMoRan pagará um total de 126,46 dólares por cada ação da Phelps Dodge, um prêmio de 33 por cento sobre o fechamento do papel na sexta-feira. No total, a empresa está pagando 18 bilhões de dólares em dinheiro e 7,9 bilhões de dólares em ações.
;
A Freeport-McMoRan opera a mina de Grasberg na Indonésia, considerada a maior mina de cobre e ouro do mundo em termos de reservas. A Phelps Dodge tem minas nas Américas do Norte e do Sul e na África.
;
O acordo acontece depois que a Phelps Dodge tentou comprar a mineradora canadense de níquel Inco, arrematada pela brasileira Companhia Vale do Rio Doce . A transação deve ser concluída no final do primeiro trimestre de 2007.
Reuters