Fornos elétricos e calcinadores avançam
01/10/09
Atualmente, o projeto de Barro Alto completou 99% da parte de engenharia e 48% da construção. Nos últimos meses, tem sido destaque o avanço na montagem dos fornos elétricos e calcinadores, o coração da indústria.
Também está sendo concluída a instalação da linha de transmissão, cujo objetivo é transmitir a energia elétrica em 230kv da subestação de Furnas (em Souzalândia) para a unidade industrial de Barro Alto.
A Unidade de Metais Básicos da Anglo american firmou ainda parceria com a Petrobras, por meio da BR Distribuidora, para o fornecimento de óleo combustível e diesel pelo período de quatro anos para os processos industriais e máquinas, equipamentos e frotas de todas as unidades operacionais da empresa no Brasil (Barro Alto, Niquelândia, Catalão, Ouvidor e Cubatão – SP).
Na unidade de Barro Alto, além dos tanques reservatórios que começarão a ser construídos no início do próximo ano, a BR Distribuidora já instalou um posto de abastecimento de óleo diesel para atender a frota da Anglo American.
O Projeto prevê ainda investimento de mais de US$ 12 milhões (mais de R$ 21 milhões) em ações de preservação do meio ambiente somente na fase de implantação.
Está em andamento um plano de ação de biodiversidade, voltado para a preservação e recuperação da área após a atividade de mineração.
A produção do Projeto Barro Alto contribuirá para praticamente dobrar a produção de níquel do Grupo Anglo American no mundo, com estimativa de atingir cerca de 90 mil toneladas por ano em 2011. A companhia está presente em 64 países.
O Popular (GO)