FMG obtém US$ 473 milhões para construir supernavios
16/11/16
A australiana Fortescue Metals Group (FMG), quarta maior exportadora de minério de ferro do mundo, disse hoje (14) que chegou a um acordo com a China Development Bank Financial Leasing Co., para receber US$ 473 milhões para financiar a construção de oito navios graneleiros da categoria very large ore carrier (VLOC), que já estão em construção. A FMG adota estratégia similar à da Vale que construiu 19 navios de grande porte.O primeiro dos oito navios está sendo construído nos estaleiros chineses Jiangsu Yangzijiang e Guangzhou Shipbuilding International e deve ser entre no fim deste mês, os sete restantes devem estar prontos até meados de 2018. Esses estaleiros, e outros dois, são os mesmos que foram contratados, em março, pela China Merchants Group, ICBC Financial Leasing e Cosco Group para construir 30 navios Valemax, avaliados em aproximadamente US$ 2,5 bilhões. Cada empresa encomendou dez embarcações e as entregas estão programadas para a partir de 2018.
Uma vez que estejam em operação, a frota vai responder por 12% das necessidades de transporte da Fortescue e tem potencial para melhorar as taxas de embarque e reduzir o custo operacional, disse a mineradora em nota divulgada nesta segunda-feira. A FMG não disse quem vai operar os navios.
Esses navios têm capacidade superior à de um capesize mas inferior aos navios conhecidos como Valemax ou Chinamax, com capacidade igual ou superior a 400 mil toneladas de porte bruto (tpb). Tipicamente, os VLOC tem capacidade superior a 200 mil tbp.
A linha de financiamento vai custear 85% do valor total da construção dos navios, que é de US$ 556 milhões, e tem prazo de 12 anos. Segundo a empresa, trata-se do maior financiamento direto feito por uma das grandes financiadoras chinesas a uma empresa não chinesa na Austrália, e contém opções para refinanciamento e extensão de prazos e valores.
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