Ferrous inicia estudo para produção de 10 milhões de toneladas de minério de ferro
26/05/11
Projeto será instalado em Brumadinho e processo de licenciamento ambiental terá acompanhamento decomissão formada por representantes da comunidade
Ferrous Resources do Brasil iniciou em abril o processo de licenciamento ambiental do Projeto Serena, em Brumadinho(MG). O empreendimento será responsável pela produção de 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano a partir de 2016, de um total de 62 milhões de toneladas que serão produzidas pela empresa a partir de suas outrasjazidas.
A primeira etapa do processo de licenciamento consiste na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que terá a duração aproximada de um ano. Nos primeiros meses de 2011, a Ferrous realizou 12 reuniões com cerca de 400 moradores da região e o poder público de Brumadinho, para apresentar em primeira mão o Projeto Serena.
A empresa também inovou ao firmar um compromisso com o Ministério Público Estadual (MPE) para que o processo de licenciamento ambiental seja realizado em conjunto com a comunidade. Uma comissão formada por moradores acompanhará o desenvolvimento do EIA, compartilhando percepções e informações com especialistas contratados pela Ferrous. Dessamaneira, espera-se que os moradores influenciem diretamente as decisões relativas ao Projeto Serena, participando de forma crítica e consciente e garantindo a transparência do processo.
Estrutura e operação ? O Projeto Serena consiste em mina,duas usinas de beneficiamento, um mineroduto, para transporte do mineiro deferro, e um aqueduto, para recirculação de água, ambos de 16 quilômetros de tubulação subterrânea (sentido BR-040/ sede de Brumadinho) que passará, em suamaioria, por áreas de pastagens. O minério de ferro extraído será transportado em caminhões até a primeira planta de beneficiamento localizada a doisquilômetros da cava, onde será britado e moído. Os veículos trafegarão em estrada particular asfaltada a ser construída pela Ferrous paralelamente àestrada de Piedade do Paraopeba. O minério será transformado em polpa e seguirápor um mineroduto de 16 quilômetros até a segunda planta de beneficiamento,onde será processado em pellet feed.
Para o transporte do pellet feed, estáprevista a construção de um mineroduto que integrará a segunda planta de beneficiamento às instalações da Ferrous em Congonhas (MG). A partir de Congonhas, esse mineroduto seguirá em paralelo ao mineroduto de aproximadamente400 quilômetros que ligará a Mina Viga ao Terminal Portuário de PresidenteKennedy (ES).
O Projeto Serena prevê a geração de 6 mil empregos na região no pico das obras. A Ferrous priorizará a contratação demão de obra local, por meio de iniciativas em parceria com instituições daregião para a oferta de cursos de qualificação profissional à população.
Responsabilidade social ? A inserção social da Ferrous tem como alicerce a execução de cinco projetos. O Projeto de Pesquisa com Escolas Estaduais do Vale do Paraopeba irá qualificar atores escolares das instituiçõesde ensino de Brumadinho, que participarão de uma pesquisa sobre a localidade,tendo a mineração como tema central. O Projeto de Formação com Agentes de Saúde, a ser conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, formará um comitê de debate sobre temas relacionados à saúde da população local, enquantoo Projeto de Pesquisa com a Faculdade ASA, de Brumadinho, utilizará visitas à mina como estratégia de pesquisa científica de projetos desenvolvidos porgrupos de estudo de cursos relacionados à mineração.
Para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, a Ferrous desenvolverá o Projeto de Formação do Comitê de Acompanhamento do EIA. Um grupo de moradores de Brumadinho será qualificado para acompanhar os estudos ambientais para a implantação do Projeto Serena. A Ferrous promoverá, ainda, um projeto para o desenvolvimento do turismo de base comunitária no município, com vistas a potencializar a atividade turística daregião.
Recuperação ambiental ?. Desde que assumiu a mina daSerrinha, em 2007, a Ferrous realiza uma série de trabalhos de recuperação ambiental. Em 2008, a empresa assinou com o MPE Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) para a regularização ambiental do empreendimento. Todas as exigências foram rigorosamente cumpridas, como a compensação ambiental de uma área equivalente ao tamanho da cava da mina, de 31 hectares. Para cumpri-la, a Ferrous averbou uma reserva legal do mesmo tamanho na Serra da Moeda.
Por iniciativa da própria Ferrous, outra reserva foi averbada na nascente da Mãe d?Água. Dentre as diversas ações ambientais realizadas pela empresa, acompanhadas pelo MPE,destacam-se a regularização da drenagem das pilhas de estéril, a revegetação da mina e o desassoreamento da antiga barragem de rejeitos, permitindo a preservação da vazão e da qualidade da água dos córregos Carrapato e Grota Grande e contribuindo para a manutenção da preservação ambiental na região.
Sobre a Ferrous ? A Ferrous Resources do Brasil detém cinco ativos minerários no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais ? região que concentra as maiores jazidas do mineral no país? e um ativo na Bahia. A Ferrous planeja se tornar um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de minério de ferro transportado por via marítima, com a meta de exportar para mercados internacionais a um ritmo de 25 milhões de toneladas por ano em meados de 2014, e 62 milhões de toneladas anuaisem 2016.
A Ferrous está desenvolvendo um sistema logístico próprio que irá contemplar o Terminal Portuário e os minerodutos que ligarão as minas ao porto. A primeira fase do projeto inclui a construção de usina de beneficiamento na Mina Viga, em Congonhas(MG), o Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES) e o mineroduto. Serão investidos cerca de R$ 2 bilhões na construção do mineroduto, enquanto no porto a Ferrous irá investir aproximadamente R$ 2,5 bilhões. A segunda fase incluia construção de usina de beneficiamento do minério de ferro das Minas Serrinhae Esperança, construção de minerodutos ligando as minas a Viga e expansão do mineroduto e do Terminal Portuário para 50 milhões de toneladas por ano.
A Ferrous planeja o desenvolvimento em separado da Mina Jacuípe, em Coração de Maria (BA), por meioda construção de infraestrutura integrada com capacidade para 12 milhões detoneladas de minério de ferro por ano, compreendendo mineroduto que ligará a mina ao porto na Baía de Todos os Santos.
Assessoria Ferrous