Exposição Africanidades chega a Ouro Preto (MG)
23/10/17
As origens africanas do estado de Minas Gerais, assim como sua presença e importância em diversas manifestações culturais, podem ser conhecidas e vistas bem de perto durante uma exposição que já rodou diversas cidades mineiras. A partir do acervo Memorial Minas Gerais Vale (http://memorialvale.com.br), a mostra itinerante Africanidades agora está em Ouro Preto, com o objetivo de contribuir para a disseminação da história de Minas Gerais para as cidades em que a Vale está presente.
A iniciativa, que chegou em Ouro Preto no dia 10 de outubro, inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças ?de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. Africanidades é composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação do estado mineiro. Esta edição da exposição tem apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e do SESI/ FIEMG e ficará em Ouro Preto até 31 de outubro.
Durante abertura da Africanidades, a diretora de Cultura de Ouro Preto, Sidneia Santos, reforçou a importância dos negros africanos na história da região, destacando suas contribuições marcantes para a economia e diversos traços da cultura local: “Quem construiu efetivamente todo esse patrimônio histórico que temos aqui foram os nossos ancestrais, homens e mulheres negros. Se não fossem os africanos que vieram para cá e que já dominavam há mais de 8 mil anos técnicas de mineração, metalurgia e siderurgia, Portugal jamais teria conseguido tirar daqui a quantidade de ouro que tirou”.
Africanidades já passou pelas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Itabira, Mariana e Catas Altas. A exposição recebeu o 1º lugar no edital de educação do Ibermuseus em 2015, programa de cooperação e integração dos países ibero-americanos (América Latina, Portugal e Espanha) para o fomento e articulação de políticas públicas para as áreas de museus e museologia.
Saiba mais sobre a exposição Africanidades – http://memorialvale.com.br/2017/10/05/ouro-preto-recebe-o-memorial-itinerante-africanidades/