EXPOSIBRAM: palestra sobre recursos hídricos trata da dualidade entre água subterrânea e a mineração
15/09/22
No seu terceiro dia de programação, a EXPOSIBRAM 2022 colocou em pauta a dualidade da relação entre água e a mineração na palestra “Recursos hídricos – O uso da água subterrânea na mineração”.
Os expositores do painel foram: Antônio Carlos Bertachini, diretor-presidente – MDGEO Hidrogeologia e Meio Ambiente; Edmar Eufrásio de Araújo, consultor – Nexa Resources; Flávio Vasconcelos, presidente – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas ABAS-MG / Hidrogeo Engenharia; Luiz Lourenço Fregadolli, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidade – Equinox Gold; e Maria Antonieta Alcântara Mourão, Pesquisadora – Serviço Geológico do Brasil (SGB)/ CPRM.
Luiz Fregadolli falou sobre o relacionamento das empresas com a comunidade e a importância da comunicação entre as partes. Ele relatou também casos de denúncias contra a mineradora alegando que o valor de contaminação da água estava acima do permitido. Mas, ressaltou que “ter um valor acima não quer dizer contaminação de água, mas um problema da geologia local”.
Para sanar dúvidas acerca da suposta contaminação da água, Luiz fez 45 reuniões setoriais para explicar que a água não foi contaminada. Desenvolveu também um plano de comunicação para contemplar a comunidade e facilitar o diálogo entre eles. “Oficialmente, as pessoas não aprendem nas escolas sobre tecnologia e geologia. A gente tem esse desafio de ensinar”, pontuou Edmar Araújo.
Próximo ao encerramento do debate, Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), discorreu sobre a gestão dos recursos hídricos: “em termos de monitoramento, o serviço geológico tem implantado uma rede de monitoramento de água subterrânea há 10 anos. Hoje, temos 400 poços instalados no Brasil e o objetivo deles é ter conhecimento sobre o comportamento dos aquíferos, que são monitorados, sedimentados livres, espalhados por todo o território, mas não necessariamente a gestão da água subterrânea, que não é da nossa competência”, finalizou.
Flávio Vasconcelos tratou da implantação de Tecnologia 4.0 no setor de água subterrânea e, ao responder um a congressista, diferenciou software de plataforma: “o software não tem uma pessoa no comando, enquanto a plataforma é diferente, como se fosse de consulta financeira, [como se] você ligasse no seu banco dizendo que gostaria de fazer um investimento e a pessoa do outro lado da linha fosse apresentando opções. A plataforma de banco de dados, além de tratar dos seus dados, vai te orientar em como fazer um relatório”.
Sobre a EXPOSIBRAM 2022
Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM, organizada pelo IBRAM, reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.
A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.
Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos), Alcoa (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).
Apoio Institucional
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
Apoio Oficial
Podcast Wepod.
Apoio editorial
A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.
Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao