EXPOSIBRAM 2022: curso ‘Mineração para Jornalistas’ recebe profissionais de vários estados
15/09/22
Dezenas de jornalistas de veículos de imprensa e profissionais de comunicação do setor mineral participaram do curso gratuito “Mineração para Jornalistas”, realizado nesta terça-feira, 14, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022), no EXPOMINAS BH (Belo Horizonte/MG).
Oferecido pela Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (UNIBRAM), pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o curso foi oferecido em dois horários, manhã e tarde, e contou com participantes de diversos locais do Brasil, como Minas Gerais, Pará, Bahia e São Paulo.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, apresentou os principais projetos desenvolvidos em prol do setor mineral e reforçou o importante papel dos jornalistas para a mineração e a sociedade. “O setor está passando por um processo de transformação, visando sempre a sustentabilidade, a segurança e a transparência. É primordial que profissionais de comunicação estejam preparados para repassar as informações para a opinião pública”, diz.
Durante o curso os participantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre os conceitos de mineração e de recursos minerais; estrutura de um empreendimento mineral; processo de licenciamento e controle ambientais; tipos, níveis e segurança de barragens; economia mineral e aspectos tributários.
O repórter Pedro de Alcântara Nascimento, do Jornal O Tempo, falou sobre a importância de estar familiarizado com os termos técnicos utilizados na mineração, para produzir conteúdos jornalísticos fidedignos e entender mais a respeito da inovação que acontece no setor. Já Luciane Amaral, editora do Portal Hoje em Dia, elogiou a iniciativa do IBRAM em proporcionar o curso, pois ele vai contribuir para que o jornalista esteja cada vez mais capacitado para informar ao público e à sociedade.
“É importante o jornalista ter acesso à informação correta e da troca de experiências salutar entre os diversos atores da sociedade. A proposta do projeto, que será dividido em quatro etapas, é proporcionar uma atualização e aprofundamento das temáticas que envolvem o setor mineral. Realizamos a primeira etapa aqui na EXPOSIBRAM e no mês de outubro realizaremos encontros virtuais semanais para aprofundar os temas mais relevantes. Posteriormente faremos circuitos temáticos para conhecer a cadeia produtiva in loco e visitas às redações”, afirma o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares.
O curso ministrado pela equipe do IBRAM contou com a participação do diretor de Comunicação, do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios, Julio Nery, da coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, e do consultor do IBRAM Amazônia, Alberto Rogério. O curso foi coordenado pelo professor João Carlos Firpe Penna.
Os jornalistas interessados em participar das próximas etapas do curso devem enviar um e-mail para comunicacao@ibram.org.br. Sobre a EXPOSIBRAM 2022
Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.
A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.
Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos), Alcoa (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze)
Apoio Institucional
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
Apoio Oficial
Podcast Wepod.
Apoio editorial
A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.
Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao