EXPOSIBRAM 2021: Ensino de geociências pode aproximar a sociedade dos valores positivos do setor de mineração
07/10/21
Propagação de conhecimento por meio do ensino, da capacitação e até mesmo pela humanização dos valores do setor de mineração junto à sociedade em geral são caminhos para que o valor do trabalho de milhares de profissionais envolvidos no setor seja plenamente reconhecido. Este foi um dos destaques apresentados pelos participantes do Painel Educação e Mineração na tarde de 06/10 na EXPOSIBRAM 2021.
Outro ponto levantado foi a necessidade de se incentivar constantemente a apresentação à sociedade os aspectos que despertam atenção para a importância da mineração, com suas contribuições para a economia e ao desenvolvimento social, e também para o desenvolvimento tecnológico e a preservação ambiental.

Painel Educação e Mineração
Segundo os especialistas do painel, para muitos, o mundo das geociências é distante e complexo, mas isso pode mudar com a propagação de conhecimento sobre o tema.
Para saber mais sobre o que foi debatido neste painel assista à gravação no ambiente virtual da EXPOSIBRAM. É só fazer a inscrição gratuita.
O painel teve a mediação de Bruno Castilho, Coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau. Ele iniciou o debate saudando a importante contribuição para profissionais e demais atores envolvidos no setor de minérios, que passam a contar com mais uma importante fonte de conhecimento e capacitação: a UNIBRAM – Universidade Corporativa da Mineração do Brasil, entidade educacional ligada ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), lançada na EXPOSIBRAM 2021. A universidade terá ênfase na educação e na capacitação profissionais e das comunidades em municípios mineradores, entre outros públicos, inclusive na área de conhecimentos geológicos.

Bruno Castilho, Coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau
Marcela Tainã, Geóloga e professora do Instituto Minere, apontou em sua fala no painel que, por meio do ensino de geociências será possível desmistificar paradigmas negativos e despertar o interesse da população em geral em relação à mineração.
“Nosso trabalho traz para a sociedade a matéria-prima que é utilizada para fabricar diversos produtos que estão no dia a da de todos. Necessitamos de mais profissionais, gestores e técnicos, capacitados e formados para atender tanto as demandas operacionais quanto as sociais, das pessoas, ou seja, saber replicar conhecimentos e expandir o valor real da necessidade das geociências e da importância da mineração para a sociedade como um todo”, disse Marcela.

Marcela Tainã, Geóloga e professora do Instituto Minere
Fazendo a mesma defesa da necessidade de se levar o tema geociências para a sala de aula e da capacitação de profissionais para que se tornem verdadeiros entusiastas do setor, a Geóloga do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Andrea Sander, salientou:
“ É importante gerar e disseminar conhecimentos e ultrapassar barreiras. A sociedade precisa saber sobre a importância das pesquisas geológicas e dos bens minerais que proporcionam benefícios e desenvolvimento de produtos e serviços que usufruímos”, ressaltou.
Na mesma ocasião a geóloga apresentou o Portal SGB Educa. Este ambiente web foi criado e desenvolvido pelo SGB/CPRM. O objetivo é apresentar o tema geociências e o trabalho da mineração nas salas de aula, com material exclusivo e preparado para diversas faixas etárias, e com apoio pedagógico para professores, com dicas de como aproximar o tema do dia a dia dos alunos.
Bárbara Caroline Ferreira, Engenheira de Minas da Vale, disse que “temos o dever de desconstruir a imagem errônea que uma parcela da sociedade possui sobre o setor minerário, mas tudo isso se fará com multiplicação de saberes”.
Nesse sentido, Marcel Mota Reikdal, Geólogo da ArcelorMittal Mineração Serra Azul , apresentou no painel um jogo 3D, desenvolvido pela empresa, para que crianças possam ter contato com o mundo dos minérios conhecendo mais por meio de interatividade e muita tecnologia. Outra ação mostrada foi o Projeto Mineração do Futuro, que funciona na Mina de Serra Azul, em Minas Gerais.
“Criamos e desenvolvemos projetos como esses porque acreditamos na educação e no seu poder transformador junto à sociedade. Profissionais capacitados são agentes que podem ofertar conhecimento às crianças, que, por sua vez, serão multiplicadoras do que há de positivo. Mais à frente, se tornarão adultos transformadores também”, disse Reikdal. Segundo ele estas ações integram estratégias de marketing positivo para o setor mineral, e são importantes para despertar a percepção nas pessoas de que a mineração deve ser compreendida como uma grande parceira da sociedade.
UNIBRAM – Universidade Corporativa
No Painel Educação e Mineração também foi apresentada a UNIBRAM – Universidade Corporativa da Mineração do Brasil. Ela inicia suas atividades a partir da EXPOSIBRAM. Suas ações são voltadas para a capacitação de profissionais do setor de mineração, mas também abrirá as portas no ambiente digital para ofertar cursos para outros públicos, como as comunidades dos municípios mineradores. A UNIBRAM oferece benefícios para todo o setor de mineração com conteúdo em formato virtual e em uma plataforma customizada. Leia mais no site do IBRAM.
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), Volvo (Prata), Alcoa (Bronze), (AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), BAMIN (Bronze), Cedro Mineração (Bronze), Gerdau (Bronze), Samarco (Bronze), Shell (Bronze), Netherland Business (Parceria Internacional) e Ouro Verde (Apoio).
SERVIÇO
EXPOSIBRAM 2021
5 a 7 de outubro – 100% online
Inscrições gratuitas – https://cutt.ly/TEPS5rg