Expansão da fábrica de cimento é destaque em revista sobre mineração
08/05/15
As obras de expansão da fábrica de cimento da Holcim em Barroso foram destaque na edição nº 368 da revista Minérios & Minerales, um dos maiores veículos voltados para a temática da mineração no Brasil.
A reportagem “Holcim adota correia transportadora aérea e minimiza impacto ambiental em Barroso (MG)” ilustrou a capa da revista, que abordou, entre outros assuntos, a instalação do maior moinho de cimento vertical do mundo e o estímulo à economia local e regional, através da prioridade aos fornecedores de Barroso e região.
A matéria tem início tratando sobre o status da obra, que já chega à sua fase final. ?mas das principais obras industriais em execução atualmente no País e o maior investimento da Holcim fora de sua matriz na Suíça, a expansão da unidade de Barroso (MG) entrou em sua reta final, com 82% de avanço físico no começo de fevereiro?.
O conteúdo, que ocupa as páginas 12 a 30, destacou a grande dimensão das obras, principalmente da correia transportadora, do tipo Flyingbelt, desenvolvido pela italiana Agudio “O equipamento, que está sendo instalado na unidade da Holcim, em Barroso (MG), será a maior correia desse tipo no mundo, com 7,2 km de extensão em linha reta, numa região arborizada, dividida em quatro trechos de tamanhos aproximadamente iguais, a uma altura de 50 m”.
A redução do impacto ambiental na adoção dessa tecnologia também foi citada.? o Flyingbelt oferece características como grande capacidade de adaptação às situações topográficas mais difíceis, nenhum impacto de áreas protegidas, a possibilidade de reaproveitamento em sítios temporários devido ao design de componentes modulares e a redução considerável do impacto ambiental se comparado a outros sistemas de transporte.
Os projetos sociais e educacionais desenvolvidos e apoiados pela empresa em Barroso também foram destaque.
Minérios & Minerales