Estado indiano quer banir exportações de minério de ferro
12/01/11
O maior estado produtor de minério de ferro da Índia está considerando proibir exportações da matéria-prima do aço, afirmaram autoridades do governo estadual nesta terça-feira;
A Índia, terceiro maior exportador do recurso natural, vende cerca de metade de sua produção anual de 200 milhões de t, principalmente para a China, que tem a maior indústria de aço do mundo.
Fontes da indústria afirmam que uma proibição sobre as exportações do estado de Orissa iriam elevar os preços globais do minério de ferro e forçar a China a depender cada vez mais do fornecimento da Austrália e do Brasil.
“O governo estadual está considerando enviar uma proposta ao governo federal para banir a exportação de minério de ferro, materiais finos e minério de cromo do estado”, disse o ministro de Aço e Minas de Orissa, Raghunath Mohanty, ao canal de televisão local Orissa TV.
Uma autoridade do alto escalão do governo estadual no departamento afirmou que a proposta estava sendo analisada pelo ministro-chefe, Naveen Patnaik.
A indústria de aço indiano frequentemente faz lobby pela proibição da exportação de minério de ferro para que possa ter uma oferta maior disponível a preços menores.
A Índia produziu mais de 60 milhões de t de aço no ano fiscal até março. A crescente demanda dos setores de infraestrutura e produtos de consumo duráveis significa que o país precisa de uma produção maior.
;
Expresso MT