Especialistas apontam desafios para o aprimoramento do setor minerário
14/09/22
No segundo dia (13/9) da EXPOSIBRAM 2022, realizada na capital mineira, os entraves e caminhos para o aprimoramento da inovação do setor minerário brasileiro foram amplamente debatidos por representantes do segmento, de entidades e de instituições financeiras.
Mediado por Tatiana Farah de Mello Cauville, gerente-executiva de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro teve como palestrantes Flávio Augusto Correa Basílio, presidente do Banco do Brasil Tecnologia; Maria Luísa Campos Leal Machado, diretora da Agência de Inovação e Negócios (AIN); e Marina Loures, diretora de Inovação e Transformação Digital (ABGI Brasil).
Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de falar sobre os impactos e os desafios de se investir em tecnologias autônomas e em conhecimento voltado para a Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, que engloba sistemas avançados como a inteligência artificial, a robótica e a internet das coisas.
Na avaliação de Flávio Basílio, o maior entrave é a falta de domínio no que diz respeito aos temas inovação e desenvolvimento tecnológico. “Isto é, faltam incentivos em educação qualificada. Por isso, é interessante que as empresas façam parcerias com instituições de ensino e capacitem os trabalhadores, não para driblar a concorrência, mas para avançar nesses quesitos”, afirma.
“Para a obtenção de habilidades tecnológicas é necessário investimento desde o Ensino Básico e não somente na universidade. Além disso, é fundamental que as empresas se preocupem em formar novos talentos”, afirma Maria Luísa.
A sustentabilidade foi outro assunto com notória repercussão entre os convidados, pois, na avaliação de todos, a pauta configura-se como um dos principais entraves para o desenvolvimento da tecnologia do setor mineral, afinal, mineração e natureza vivem uma relação de dependência e os investimentos na redução de impactos ainda precisam avançar.
Ao final, os especialistas chegaram ao consenso de que a aplicação da tecnologia na atividade minerária requer esforço e que ela não existe sem a sustentabilidade. Por isso, a necessidade de separar o que gera valor do que gera perda, tanto para a indústria quanto para a sociedade em geral.
Sobre a EXPOSIBRAM 2022
Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.
A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.
Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos), Alcoa (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).
Apoio Institucional
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
Apoio Oficial
Podcast Wepod.
Apoio editorial
A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.