Escavadeira R140-9S, da BMC Hyundai, posiciona-se como a mais potente da categoria
27/03/15
Com motor de 126 hp, o equipamento faz menos esforço do que os concorrentes e apresenta o menor consumo de combustível entre as máquinas de 12-15 toneladas
A escavadeira BMC-Hyundai R140-9S é um prodígio da matemática. Com porte de 14 toneladas e motor de 126 hp, ela apresenta a potência de um equipamento de 16 toneladas, mas com a vantagem de representar um investimento 20% menor para os compradores. A máquina faz parte da classe de 12-15 toneladas, um segmento que cresceu 151% entre os anos 2010 e 2014, de acordo com a ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).
?É a escavadeira que faz menos esforço e, consequentemente, tem o menor consumo entre as máquinas da classe de 12-15 toneladas?, explica Alcides Guimarães (Manga), Gerente Nacional de Pós-Venda da BMC-Hyundai. De acordo com o executivo, a escavadeira possui seis cilindros, exigindo menos do motor e componentes hidráulicos, o que influencia diretamente no consumo de diesel. Em média, Manga avalia que a R140-9S consome entre 10 litros e 12 litros de combustível por hora, dependendo do modo de operação. ?O modelo da concorrência, que tem um desempenho mais próximo, consome de 14 litros a 16 litros para operações similares?, completa o executivo.
Outra característica da escavadeira da BMC-Hyundai é sua caçamba com capacidade para 0,71m3 de carga, considerada grande para uma máquina de 14 toneladas (com potência de uma de 16 toneladas). ?Com essa caçamba, quem compra uma R140-9S adquire um equipamento que vai produzir mais, pois ela precisa de menos ciclos para movimentar os materiais?, detalha Manga. Já o motor Cummins 6BT5.9 oferece maior confiança ao usuário por ser fabricado no Brasil e contar com um ótimo sistema de disponibilidade de peças.
Aliás, a fabricação local da R140-9S é outro ponto a favor da escavadeira. Produzida na fábrica da Hyundai Heavy Industries, em Itatiaia (RJ), o equipamento pode ser adquirido via Finame, do BNDES. ?Se eu tivesse que resumir os três motivos para a compra da escavadeira, destacaria um trio de fatores: maior potência da categoria, baixo consumo de combustível e ótima produtividade?, argumenta Manga.
Assessoria