Equinox Gold conclui descaracterização da barragem Lago III, em Barrocas (BA)
14/12/22
A Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), unidade da Equinox Gold, localizada no município de Barrocas, no interior da Bahia, concluiu, recentemente, o processo de descaraterização da barragem Lago III. A obras foram iniciadas em novembro de 2021, em cumprimento à exigência legal da Agência Nacional de Mineração (ANM), que determina a desativação das barragens construídas com método a montante ou desconhecido (NR95, de fevereiro de 2022, que substitui a NR13, de agosto de 2019). A documentação final de todo o processo está protocolada no sistema da ANM.
O Lago III está disposto mais a montante do Sistema de Disposição de Rejeitos da Fazenda Brasileiro e armazenava um volume de 4,5 mm³. O processo de descaraterização ocorreu a partir da eliminação da capacidade de armazenamento do reservatório, por meio da execução de aterro de conquista, regularização da superfície, instalação de canais de drenagem superficiais, que garantem que a água proveniente de precipitações seja coletada e direcionada, e revegetação completa da área com espécies que se adaptem ao clima da região. Dessa forma, é possível atestar a estabilidade e a passivação da estrutura. Atualmente, apenas a barragem Lago IV, cujo método construtivo foi de alteamento a jusante, continua em operação, mantendo, assim, o processo de produção na FBDM.
A conclusão da descaracterização do Lago III, dentro de rigorosos padrões técnicos, reforça a atuação contínua da Equinox Gold para tornar suas operações cada vez mais seguras e sustentáveis. Além disso, a empresa dá mais um passo em direção às suas metas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e ao seu compromisso com a mineração responsável. A Equinox Gold segue realizando os acordos firmados com todos os stakeholders, entre eles os trabalhos para descomissionamento e descaracterização da pilha de underflow presente no Lago I/II. Neste caso, o prazo determinado pela ANM termina em 2025.
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.
Sobre a Mineração Fazenda Brasileiro
Localizada na Bahia, a Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) integra um importante contexto de crescimento da atividade de mineração no estado. Há mais de 30 anos em operação, desenvolve lavras tanto a céu aberto quanto em mina subterrânea. Em 2021, a CFEM recolhida totalizou R$ 8,3 milhões, mesmo montante de 2020, representando um reforço fundamental para as receitas públicas. Localizada em Barrocas, a FBDM é administrada, desde 2020, pelo Grupo Equinox Gold, que conta também com outro ativo no estado, a Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM).