Entrevista: José Tadeu de Moraes – Presidente da Samarco
04/12/06
Entrevista concedida ao repórter Valter Leite
Preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico são objetivos que convivem na mineração, embora o setor ainda tenha uma imagem negativa junto à população. Ao tomar posse como presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Paulo Vargas Penna destacou justamente o objetivo de ?desconstruir a imagem de que o setor é predatório, poluidor e contrário aos interesses nacionais e regionais?.
Dentro desse objetivo, alinha-se o desempenho da Samarco Mineração, que incorporou a responsabilidade social à rotina de operação em Minas Gerais e Espírito Santo. Controlada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e pela anglo-australiana BHP Billiton, com participações iguais de 50%, a Samarco atua na mineração de ferro desde 1977 para abastecer siderúrgicas do exterior. Em 2005, o faturamento bruto da empresa foi de US$ 1,1 bilhão. No primeiro semestre de 2006, chegou a US$ 518 milhões.
Este ano, a empresa ganhou pela segunda vez, como destaque nacional, o Prêmio Balanço Social, iniciativa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), Instituto Ethos, Fides (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social) e Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas). José Tadeu de Moraes, presidente da Samarco, vê no fato o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos e um reflexo da transparência na divulgação de informações.
GZM – Quais os padrões que orientam a elaboração do balanço social?
Moraes – A Samarco busca referências nacionais e internacionais de balanço empresarial como forma de aprimorar a sua gestão e o diálogo com as partes interessadas e afetadas por suas atividades. Entre esses indicadores estão a GRI (Global Reporting Iniciative), a tabela do Ibase e o Guia de Elaboração de Balanço Social, do Instituto Ethos. É importante frisar que no Relatório Anual 2005, a Samarco conseguiu, pela primeira vez, atender em sua totalidade as diretrizes da GRI.
GZM – Quais os impactos econômicos, sociais e ambientais que tiveram destaque no último balanço?
Moraes – Na área ambiental, o relatório abordou, pela primeira vez, o plano de descomissionamento da empresa. É uma questão importante e necessária para que nossos públicos tenham conhecimento do plano de uso futuro das áreas mineradas e da planta industrial. O trabalho é coerente com a visão de sustentabilidade da Samarco, que considera que a prosperidade empresarial depende não só de bons resultados econômico-financeiros, mas do equilíbrio entre as dimensões ambiental e social das atividades. Seguindo o Guia de Elaboração de Balanço Social do Instituto Ethos e da GRI, a Samarco trata no relatório de diversos impactos de sua atividade, tais como consumo de água, energia elétrica e combustível. Todos os licenciamentos ambientais em curso na Samarco também estão descritos no documento. Na área econômica, o relatório apresentou os resultados da empresa, que bateu recorde de faturamento em 2005, e o programa de investimento em expansão. Há também descrição de todas as ações sociais desenvolvidas pela empresa.
GZM – Qual área da empresa tem maior participação na realização dos programas que foram divulgados no balanço de 2005?
Moraes – A Gerência de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é responsável por boa parte das realizações e programas divulgados no relatório anual. A Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável também responde por alguns dos programas descritos e pela coordenação da elaboração do relatório anual. No entanto, todas as outras gerências estão envolvidas, pois são delas que se obtém as demais informações e números para o relatório. A elaboração do relatório se baseia em um esforço conjunto.
GZM ? Há quanto tempo a Samarco divulga seu balanço?
Moraes – O Relatório Anual é publicado desde 2000 porque o compromisso com a responsabilidade social empresarial faz parte da estratégia da empresa há bastante tempo. E uma das formas de colocar em prática os conceitos de responsabilidade social empresarial e de sustentabilidade é publicando o Relatório Anual. Trata-se de um instrumento de comunicação com os diversos públicos e de prestação de contas quanto a seus resultados econômicos, sociais e ambientais.
Gazeta Mercantil